COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Terrestre

29 de Fevereiro, 2016 - 10:10 ( Brasília )

2º GAAAe – Preparativos para missão dos Jogos Olímpicos do Rio 2016

Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos acompanha obras em área militar

No período de 15 a 26 de fevereiro, o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) está realizando a 1ª fase de instruções preparatórias das guarnições de RBS-70, míssil portátil de origem sueca fabricado pela SAAB, que será empregado na defesa antiaérea dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
 

Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos acompanha obras em área militar 

Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos de 2016 (AJO) faz o acompanhamento das obras para as Olimpíadas na região de Deodoro. Junto a outros órgãos técnicos, tem acompanhado construções que atenderão ao público militar depois dos jogos.

O Coordenador-Geral da AJO, General de Divisão Angelo Kawakami Okamura, destaca que as Olimpíadas deixarão um grande legado, não somente para o Exército, mas para todo o Brasil. “O Exército contribuiu muito com o município, doando áreas, como a que foi cedida para o Parque Radical, que irá se tornar um grande parque público”, destaca.

Dentre as obras que estão sendo realizadas na Vila Militar com recursos governamentais destinados aos Jogos Olímpicos e que ficarão para a população local, destacam-se a Via Transolímpica/BRT, o esgotamento sanitário e o saneamento dos Rios Marangá e Caldeireiro.


A AJO também tem por finalidade assessorar e planejar a destinação do legado da participação do Exército nos Jogos Olímpicos na área de responsabilidade do Comando Militar do Leste (CML). “Seja na construção, na gestão ou mesmo na área esportiva, o conhecimento adquirido será nosso maior legado”, enfatizou o Gen Okamura.

 

Histórico da AJO

 

A Assessoria Especial para os Jogos Olímpicos de 2016 (AJO) foi criada pelo Comandante do Exército por meio da Portaria nº 466, de 12 de junho de 2013. Está subordinada ao CML para tratar de assuntos relativos à participação do Exército Brasileiro nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, principalmente devido aos significativos impactos da realização de um evento de tamanha envergadura e repercussão que terão na cidade do Rio de Janeiro, particularmente na Vila Militar.

 

A Assessoria atua junto aos órgãos decisores de assuntos olímpicos para acompanhar os temas de interesse do Exército, além de assessorar a destinação do legado, atuando de forma proativa e interveniente nas obras da Vila Militar.



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 23 OUT, 17:00

MAIS LIDAS

Eventos