COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Terrestre

22 de Fevereiro, 2016 - 10:20 ( Brasília )

Rio 2016: Exército participa de Estágio de Percepção da Ameaça Terrorista


Neste ano em que a atenção mundial está voltada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os órgãos governamentais responsáveis pela Segurança e Defesa Nacional do Brasil têm desenvolvido atividades que visam sensibilizar e orientar a população sobre os riscos de possíveis ameaças que tenham relação com terrorismo.

Uma das atividades desenvolvidas foi o Estágio de Percepção da Ameaça Terrorista (EPAT) no Comando de Defesa de Área (CDA), vinculado ao Comando Militar do Sudeste, conduzido pelo Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo (CCPCT), órgão diretamente subordinado ao Ministério da Defesa e integrado por militares especialistas em Operações Especiais das Forças Singulares.

O principal objetivo do EPAT é capacitar pessoas que estarão na linha de frente da Rio 2016, seja em redes hoteleiras, pontos turísticos, empresas de ônibus e de metrôs, nas cooperativas de táxi e nas guardas municipais ou no trabalho voluntário para a organização dos Jogos. Espera-se que haja o envolvimento de todos os órgãos de segurança pública, para que o conhecimento transmitido no Estágio seja multiplicado.

O EPAT que foi realizado em São Paulo contou com a participação de palestrantes das Forças Especiais do Exército e de integrantes da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Todos esses, juntos, constituirão o Comitê Integrado de Enfrentamento ao Terrorismo (CIET), estrutura do Governo a ser criada para reunir todo o conhecimento, em nível federal, das atividades de enfrentamento ao terrorismo durante as Olimpíadas.

A partir da próxima semana, as atividades do EPAT serão desenvolvidas nas demais cidades-sede das competições de futebol olímpico: Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Belo Horizonte e Salvador.

Quando o assunto é Segurança e Defesa Nacional, não pode haver improvisação!

Leia também:


Rio 2016: Defesa, Justiça e Abin iniciam ações de sensibilização da população contra ameaças terroristas (Link)



Outras coberturas especiais


PF-PRF

PF-PRF

Última atualização 19 AGO, 11:00

MAIS LIDAS

Eventos