COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Terrestre

18 de Fevereiro, 2016 - 10:05 ( Brasília )

Revisão do Plano Operacional do Coordenador-Geral de Defesa de Área para Olimpíadas


Desde o dia 15 de fevereiro, está sendo realizada a revisão do Plano Operacional do Coordenador-Geral de Defesa de Área (CGDA) para o emprego das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As atividades ocorrem no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste (CML), e prosseguirão até o dia 19.

Essa necessidade originou-se após a revisão, no final de 2015, do Plano Estratégico de Emprego Conjunto das Forças Armadas (PEECFA) para os Grandes Eventos que ocorrerão em 2016. Durante as reuniões, está sendo feito o nivelamento de conhecimentos quanto a diretrizes, ordens e aspectos doutrinários, em especial no que tange às alterações realizadas na revisão do PEECFA.

Além da revisão do Plano Operacional, o CGDA aproveita a oportunidade para atualizar os cenários, as hipóteses e as condições de emprego que nortearão os planejamentos de emprego conjunto das Forças Armadas para o maior evento esportivo da história do País

Coordenador-Geral de Defesa de Área

O CGDA tem a missão de acompanhar, em tempo real, as ações de defesa e segurança previstas para as Olimpíadas Rio 2016, por meio de equipamentos e programas de informática de última geração. Dessa forma, os responsáveis poderão tomar decisões, além de organizar e orientar todas as atividades. O Coordenador-Geral foi criado para atuar diretamente na proteção de estruturas estratégicas (como sistemas de abastecimento de água, de energia elétrica, de energia nuclear, dentre outras) e como força de contingência, em casos de crise durante os Jogos.

O Comandante Militar do Leste, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, é o coordenador de toda a estrutura, constituída por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira e distribuída em quatro centros de Coordenação de Defesa Setoriais (CDS): Deodoro, Barra, Copacabana e Maracanã.


Outras coberturas especiais


Especial MOUT

Especial MOUT

Última atualização 18 AGO, 21:00

MAIS LIDAS

Eventos