Defesa inicia planejamento de segurança para Jogos Olímpicos Rio 2016

Um mês após o término da Copa do Mundo 2014, as Forças Armadas voltam suas atenções para outro grande evento esportivo a ser sediado no Brasil: os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta quinta-feira (7), os oficiais militares responsáveis pelo planejamento de segurança da competição estiveram reunidos no auditório do Ministério da Defesa (MD), em Brasília (DF), tanto para avaliar os pontos positivos ao longo do mundial de futebol como para projetar propostas para o megaevento que acontecerá em dois anos.

Entre as atribuições de responsabilidade da área de Defesa estarão ações de inteligência, comando e controle, prevenção de incidentes e catástrofes, vigilância e controle de acesso, fiscalização de explosivos, e patrulhamentos marítimos e fluviais.

De acordo com o chefe da Assessoria Especial de Grandes Eventos do Ministério da Defesa, general Jamil Megid Junior, o objetivo do encontro foi projetar como será a participação da pasta nos Jogos que, assim como na Copa, se dará em parceria com diversas áreas do governo.

“Posteriormente, vamos nos reunir com outros órgãos, já que todo o trabalho na área de segurança será integrado. Essa operação interagências vai ser maior do que a da Copa”, explicou.

Pelo esquema de segurança exposto, a atuação das Forças Armadas ocorrerá em todo o município do Rio de Janeiro – sede da maioria das competições – e nas cidades que abrigarão as partidas de futebol masculino e feminino: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Para o chefe de Operações Conjuntas do MD, almirante Ademir Sobrinho, os Jogos Olímpicos serão um desafio. “A missão é muito mais complexa do que a Copa. Temos participação de mais de 200 delegações, com culturas diferentes. E depois, começam as Paraolimpíadas”, disse.

Para o próximo ano, estão previstos 45 eventos-teste, visitas internacionais e estágios. A Defesa está em preparação desde o fim de 2012 e cumpre uma série de etapas de cronograma de metas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter