Marinha usa helicóptero em Salvador para ampliar fiscalização durante a Copa do Mundo

Para ampliar o poder de fiscalização do tráfico marítimo durante a Copa do Mundo FIFA 2014, a Força Naval Componente (FNC), subordinada ao Coordenador de Defesa de Área (CDA) em Salvador, está utilizando um helicóptero UH-12 em suas operações na capital baiana. Do alto, é possível ampliar o raio de ação dos navios e ganhar agilidade nos casos de remoção aeromédica emergencial.

A aeronave ainda possibilita a identificação de embarcações de interesse, em distâncias superiores as do alcance dos sensores dos navios. De acordo com o comandante da FNC, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Ferreira, o reforço aéreo contribui para a eficácia do controle de áreas marítimas. “A velocidade inerente às aeronaves permite a cobertura de grandes áreas em tempo reduzido”.

O Destacamento Aéreo Embarcado na FNC é composto por militares que se revezam no guarnecimento da aeronave, de forma a mantê-la sempre disponível para pronto emprego. Nos dias de operação, a aeronave permanece pousada na Fragata “Niterói”, em situação de alerta, podendo decolar em até 30 minutos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter