Aeronáutica ativa centro de monitoramento da aviação civil brasileira no RJ

O centro que vai monitorar todo o fluxo de tráfego aéreo e os aeroportos durante o período da Copa 2014 foi ativado nesta quinta-feira (05/06) no Rio de Janeiro (RJ). A “sala master de comando e controle” concentra 17 órgãos governamentais e entidades do setor aéreo para coordenar ações e tomar decisões rápidas. O grupo vai trabalhar em sistema de plantão 24 horas até o dia 16 de julho, três dias após o término do Mundial.

A sala está localizada dentro do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade do Comando da Aeronáutica responsável pelo gerenciamento de todos os voos dentro da área de controle do espaço aéreo brasileiro.

Os telões exibem informações em tempo real os detalhes sobre a situação das pistas, pátio e terminais dos aeroportos das cidades-sede, bem como visualizações dos radares com as respectivas informações de voo e o posicionamento de aeronaves no espaço aéreo dessas regiões.

“A principal atribuição da sala master é concentrar informação e a tomada de decisão colaborativa sobre a aviação civil brasileira. Decidimos ter uma estrutura direcionada para o evento porque o Brasil não para”, afirma o chefe do CGNA, Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino.

O modelo já foi adotado anteriormente, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Rio+20.

Participantes – Integram a sala master o grupo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Comitê Organizador Local da Copa das Confederações (COL), Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Exército Brasileiro, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Polícia Federal, Receita Federal, Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), Petrobras.

Pela primeira vez, também participam empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo, a IATA – representando 49 empresas aéreas internacionais, empresas de aviação executiva e administradores dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter