CMO – Exército já está pronto para a Copa

YURI RAMIRES
Diário de Cuiabá

Para quem se assustou com os helicópteros do Exército brasileiro sobrevoando a cidade na tarde de ontem, ou até mesmo com os caminhões com soldados trafegando nas ruas, é melhor se acostumar. Faltando 15 dias para o começo da Copa do Mundo, as equipes de segurança integrada fortalecem os treinamentos visando à atuação durante o mundial.

Exemplo disso foi o treinamento realizado por 130 soldados das polícias Civil, Militar e Federal, além dos próprios soldados do Exército, utilizando quatro helicópteros, sendo dois do modelo Pantera e dois Fennec. O primeiro é utilizado especialmente para o transporte das tropas e o segundo é comum no reconhecimento das áreas e em casos de ataque.

No Pantera, até 8 homens cabem em seu interior. Eles treinaram o “fest-rap”, uma decida em queda livre utilizando apenas uma corda. Segundo o capitão Rodrigo Pinto, o uso de luvas é essencial, além de ser o único equipamento utilizado. Nesse tipo de ação, os militares devem descer de forma rápida, demorando até 30 segundos.

Já o Fennec, transporta até seis homens, e é utilizado durante o ataque. Ele pode ser equipado com metralhadoras e foguetes nas laterais. Os soldados utilizaram o modelo para treinar descidas de rappel. De acordo com o major Bernardo Corrêa Netto, oficial do Centro de Coordenação Tático Integrado (CCTI), os treinamentos estão sendo feitos em toda a cidade.

Nesse tempo, os soldados reconhecem as melhores áreas, consideradas chaves para estarem à paisana nos dias de jogos.

REFORÇO – O Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande (MS), enviou na segunda-feira para Cuiabá, mais um contingente de militares. Só nessa semana, 110 homens devem chegar à capital para atuar na segurança da Copa do Mundo.

Além dos soldados, cinco cães treinados para farejar explosivos também integram as equipes, que só retornam para as unidades no dia 30 de junho. A assessoria do CMO informou que mais homens devem chegar à capital nos próximos dias. Ao todo, 1,1 mil soldados de MS vão atuar na cidade em conjunto com as demais tropas especiais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter