COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Segurança

29 de Abril, 2014 - 09:00 ( Brasília )

Novos estados são incorporados ao sistema de segurança da Copa


Escolhidos como centros de treinamento para a Copa do Mundo, os estados de Sergipe, Alagoas e Espírito Santo passam a fazer parte do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). O alinhamento das ações acontece em uma série de reuniões com a participação de representantes do governo estadual e das forças de segurança, oportunidade em que foi repassada a doutrina de atuação integrada nas operações de segurança da Copa do Mundo.

Foi possível também alinhar os conceito da operação de segurança, de acordo com as ações que já foram adotadas pelos estados a partir do momento que tomaram conhecimento que seriam sub-sedes do Mundial. 

- Com a definição dos estados do ES, SE e AL como centros de treinamento de seleções precisamos realinhar o conceito da operação para a segurança pública dentro de um sistema integrado de comando e controle nacional, que foi estabelecido pela Sesge. A segurança pública da Copa é vista como um todo e por isso precisa ter a mesma linguagem, explicou o coordenador geral de execução operacional da Sesge, Humberto Freire.

Os estados criaram, ainda, as suas Comissões Estaduais de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, com o objetivo de elaborar o plano de ações, adaptado à realidade local, conferindo maior legitimidade para todo o processo, que posteriormente é validado pela Secretaria.

Para Humberto Freire, questões relativas ao aumento de efetivo são decisões meramente operacionais que ficam a cargo dos próprios órgãos de segurança locais. “Essa definição será tomada pelo estado. O que trazemos hoje são algumas diretrizes e experiências da Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, entre outros. Além disso, a Sesge colocou à disposição uma equipe de planejamento e outra da área de operações para auxiliar nessa integração junto com os representantes do Estado”, esclareceu.

Participam ainda das reuniões membros da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Exército, Aeronáutica, Infraero, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Ministério Público.
 
O Sistema Integrado de Comando e Controle

Coordenado pela Sesge, o SICC promove a integração e o fortalecimento dos órgãos de segurança pública, defesa, inteligência, defesa civil e gerenciamento de trânsito, nos três níveis de governo, baseando-se em critérios da promoção dos direitos humanos e da utilização da infraestrutura desenvolvida após os Grandes Eventos.

O Sistema funciona com uma visão unificada dos incidentes, o que permite uma melhor tomada de decisões de forma mais rápida e acertada.



Outras coberturas especiais


Venezuela

Venezuela

Última atualização 23 AGO, 22:00

MAIS LIDAS

Eventos