COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Segurança

21 de Abril, 2014 - 12:23 ( Brasília )

SESGE - Teste de segurança para a Copa do Mundo 2014




O governo federal realizou no domingo (13ABR14), durante a final do Estadual do Rio, um exercício simulado para o esquema de segurança da Copa do Mundo no Estádio do Maracanã, palco do encerramento da competição.

Com a participação de órgãos de segurança, defesa e trânsito, além das concessionárias dos serviços públicos, as forças simularam o deslocamento de seleções com as equipes de Flamengo e Vasco e também testaram a movimentação de autoridades.

Com a coordenação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) e apoio da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, foi possível testar e analisar os preparativos de segurança para a Copa do Mundo 2014. A operação contou ainda com a participação dos órgãos de segurança e defesa como Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Ministério da Defesa e Guarda Municipal.

"O objetivo foi testar o deslocamento e a funcionalidade do Centro de Controle Móvel. A simulação ajuda também a testar a integração entre as diferentes forças de segurança", disse o secretário extraordinário de Grandes Eventos Andrei Rodrigues.

Durante a operação, foram utilizados equipamentos adquiridos pela Sesge/MJ para a Copa do Mundo, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e a Plataforma de Observação Elevada que são caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, videomonitoramento e plataforma integrada de inteligência para gestão de eventos. Essa tecnologia já está em uso permanente nos Estados e fazem parte do legado dos Grandes Eventos.

Participaram ainda da operação:

Forças Federais;
Força Nacional;
Infraero;
Receita Federal;
Polícia Civil;
Cedae;
Governo do Estado;
Ministério Público, e,
Tribunal de Justiça.

Além das concessionárias,

CEG;
Metro;
Light e Ampla;
Lamsa;
Supervia, e,
Ponte.

Outros exercícios para a Copa do Mundo já confirmados acontecerão:

- 26 de abril - Luverdense e Vasco, Arena Pantanal em Cuiabá;
- 03 maio, América e ABC na Arena das Dunas, em Natal.
- 10 de maio no Beira-Rio em Porto Alegre, e,
- 17 Maio Corinthians e Figueirense em São Paulo.

- 18 de maio Goiás e Botafogo, Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha).

Outras datas estão sendo confirmadas.



Outras coberturas especiais


Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

Última atualização 21 AGO, 13:45

MAIS LIDAS

Eventos