SESGE – Exercício simulado de segurança na final do Carioca

Visando testar e analisar os preparativos de segurança para a Copa do Mundo 2014 a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) está coordenando os exercícios preparatórios nos estádios que serão utilizados durante a competição.
 
Nesse domingo o exercício acontece no jogo entre Vasco e Flamengo válido pela final do Campeonato Carioca. A partida acontece no estádio do Maracanã, que servirá de palco do jogo de encerramento da Copa do Mundo. Durante o teste será possível verificar questões como segurança e deslocamento de torcedores, delegações e autoridades.
 
A proposta da Sesge ao realizar os exercícios é avaliar e orientar as ações implementadas a fim de aprimorar a atuação das forças de segurança para a Copa do Mundo.  As ações serão coordenadas do Centro Integrado de Comando e Controle e contará com a participação dos órgãos de segurança e defesa como Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Ministério da Defesa e Guarda Municipal.
 
Durante a operação as forças de segurança pública utilizarão os equipamentos adquiridos pela Sesge para a Copa do Mundo, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e a Plataforma de Observação Elevada que são caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, videomonitoramento e plataforma integrada de inteligência para gestão de eventos. Essa tecnologia já está em uso permanente nos Estados e fazem parte do legado dos Grandes Eventos.
 
Participam ainda da operação a Força Nacional, Infraero, Receita Federal, Polícia Civil, Cedae, Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça além das concessionárias CEG, Metro, Light e Ampla, Lamsa, Supervia e Ponte.
 
Outros Eventos
 
Outros exercícios para a Copa do Mundo já confirmados são Luverdense e Vasco dia 26 de abril na Arena Pantanal e em 3 maio, América e ABC na Arena das Dunas, em Natal. O teste no Beira-Rio está previsto para o dia 10, com Inter e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro e uma semana depois Corinthians e Figueirense em São Paulo. O duelo entre Goiás e Botafogo, pela 5ª rodada do Brasileirão, servirá de teste para o Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha) no dia 18 de maio. Outras datas estão sendo confirmadas.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter