EMCFA – Visita Centro Integrado de Comando e Controle de segurança da Copa do Mundo


Com o objetivo de aprimorar a integração entre as forças de segurança e defesa visando a realização da Copa do Mundo 2014, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) recebeu a visita de representantes do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (EMCFA/MD).

O Diretor de Operações da SESGE/MJ, Cristiano Barbosa Sampaio, apresentou o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional – CICCN, ambiente de onde serão conduzidas as ações de segurança integradas das forças durante o evento. O Centro faz parte do Sistema Integrado de Comando e Controle, concebido pela SESGE.

– O CICCN é o centro de nível estratégico que coordena e acompanha a Operação de Segurança durante a Copa do Mundo 2014, promovendo articulação e integração das atividades, mantendo atualizadas e disponíveis as informações estratégicas para o alto escalão do Governo Federal –  destacou o diretor.

Durante a visita os profissionais do CICCN compartilharam com os militares a experiência adquirida durante os eventos como Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, onde os equipamentos foram utilizados como parte das operações de segurança.

Os militares puderam também conhecer alguns dos equipamentos como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e a Plataforma de Observação Elevada, que são caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, vídeo monitoramento e compõem o sistema de segurança para gestão de eventos. Com o uso desses equipamentos, os profissionais serão capazes de monitorar e dar suporte a toda operação de segurança dos jogos nas Arenas, Fan Fests, hotéis e deslocamentos de delegações, além de atuarem em ocorrências não programadas que possam afetar as áreas de interesse operacional.

O Ministério da Defesa é um dos órgãos federais membro do CICCN, junto com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Ministério dos Esportes entre outras instituições responsáveis pelas ações de segurança pública, defesa social, defesa civil, saúde, esporte, inteligência, defesa nacional.

Participaram da visita o Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, Subchefe de Comando e Controle da Chefia de Operações Conjunta do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas e representantes das forças singulares da Aeronáutica, Exército e Marinha.

O Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC)

O SICC promove a integração e o fortalecimento dos órgãos de segurança pública, defesa, inteligência, defesa civil e gerenciamento de trânsito, nos três níveis de governo, baseando-se em critérios da promoção dos direitos humanos e da utilização da infraestrutura desenvolvida após os Grandes Eventos.

O Sistema funciona com uma visão unificada dos incidentes, o que permite uma melhor tomada de decisões de forma mais rápida e acertada.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter