EB treina com foco na Copa do Mundo

Exército Brasileiro realiza treinamentos em Campinas
Portal de Paulínia

O Exército Brasileiro continua realizando operações de treinamento em Campinas, com foco na Copa do Mundo. Helicópteros realizam o treinamento para um possível uso da Força Militar na segurança do evento.

A Operação Elmo IX começou em 24 de março, e está prevista para terminar na sexta-feira (4), e ocorre em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), entre 08h e 18h. Na manhã desta terça-feira (1º), o ruído de uma aeronave pode ser ouvida na regiões Sul, onde ficam o Estádio da Ponte Preta e o Hotel The Royal Palm Plaza.

A seleção portuguesa irá usá-los, respectivamente, para treino e hospedagem. São realizadas escolta aérea, simulação de transporte de feridos, operação contra terror e apoio à Força de Contingência. Estão sendo empregados quatro helicópteros AS 365 (Pantera), dois AS 532 (Cougar) e um efetivo de 110 militares, divididos entre tripulantes, equipes de manutenção, especialistas em aviação e equipes de apoio.

O treinamento é realizado pela 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas (11ª Bda Inf L) com helicópteros do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), cuja sede fica em Taubaté (no Vale do Paraíba).

Uberlândia: Exércitos do Brasil e de outros oito países fazem treinamento
Diogo Machado – Correio de Uberlândia

Oficiais e tenentes do Exército brasileiro e de outros oito países participam do Exercício de Planejamento Simulado de Combate da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em Uberlândia. O treinamento tem como objetivo preparar tenentes com cerca de 15 anos de serviço para ocupar cargos mais elevados nos batalhões da instituição.

Ao todo, 165 militares de países como Chile, Venezuela, Argentina e Brasil participam da ação que acontece até a próxima quinta-feira (3).

Durante os exercícios, os militares testam planos de manobras desenvolvidos por eles em terrenos como o da cidade.

Segundo o assessor de comunicação do 36ª Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente Thalles Garcia, os participantes são levados até pontos de observação onde o planejamento feito por eles é analisado e debatido a fim de se melhorar a capacidade de manobra do Exército. “Eles receberam os mapas topográficos e outros necessários para o desenvolvimento do plano e nesta fase veem in loco se a manobra, que em média, trabalha com seis mil militares, funcionaria ou precisaria ser adaptada.”

Durante o curso há ainda atividades culturais em que os militares conhecem mecanismos sociais e empresas da cidade. Nesta terça-feira (1), os militares visitaram a Unialgar. Nesta quarta-feira (2), a partir das 8h, eles irão realizar parte do treinamento em uma estrada vicinal da BR-050, próximo ao Anel Viário Norte.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter