COBERTURA ESPECIAL - Eventos - Segurança

23 de Julho, 2013 - 16:37 ( Brasília )

Truckvan produz Plataformas de Observação Elevada (POE) para Copa das Confederações

Unidades Móveis voltadas para segurança e defesa foram utilizadas para o monitoramento dos estádios nas cidades-sede do evento que serviu de teste para a Copa de 2014


Unidades Móveis de Plataforma de Observação Elevada (POE) da Truckvan realizam o monitoramento das áreas públicas durante a Copa das Confederações. As seis unidades produzidas para a Secretária Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), do Ministério da Justiça, são destinadas a cada uma das cidades-sede do evento.

O projeto inicia o processo de desenvolvimento de um novo setor da Truckvan voltado exclusivamente para a área de defesa e segurança. “É a primeira vez que desenvolvemos um projeto assim. Em breve iremos inaugurar um espaço totalmente dedicado à fabricação deste tipo de unidade”, afirma o sócio-diretor da Truckvan, Alcides Braga.

Estruturadas em caminhões com baús especialmente projetados para a atividade, as Unidades Móveis POE comportam um sistema de monitoramento de imagens de médio alcance composto por 14 câmeras com tecnologia de reconhecimento de face e alcance de até 3 km de distância. O sistema de observação é instalado em um mastro telescópico de 15 metros de altura coberto por uma escotilha automática. Além da captação, os veículos contam com redes wi-fi e mesh (via rádio), que permitem a visualização das imagens em um raio de até 500 metros de distância, além do envio dos dados em tempo real para os Centros Integrados de Controle e Comando Regional (CICCR) por meio de equipamentos de tecnologia móvel, como tablets ou telefones celulares.

Composto por uma bancada de dois lugares, o ambiente de monitoramento conta com poltronas, monitores de 42” e comandos para todos os recursos da Unidade, como o acendimento de luzes, subida do mastro, acionamento do ar condicionado e da sirene de emergência, entre outros. Possui ainda um rack de tecnologia da informação (TI) amparado por servidores, roteadores, PCs, impressora e armários.

Os acessos aos diferentes ambientes se dá através de escadas aviônicas do tipo semi-automáticas para maior agilidade na abertura e fechamento do POE nos locais de operação. O sistema de nivelamento também é totalmente automático. Com apenas um comando, as quatro sapatas estabilizadoras são acionadas. O nivelamento é feito por sensor que informa ao sistema o momento exato de acionar ou não cada sapata individualmente. Inédita no Brasil, essa tecnologia proporciona maior agilidade no processo, diminuindo o tempo de montagem e desmontagem dos veículos.

Para garantir o funcionamento ininterrupto, as UMs contam com toda infraestrutura elétrica necessária por meio de um gerador UPS (No Break) e um rack de automação.

Sobre a Truckvan                    
                                    

A Truckvan completou 21 anos em janeiro de 2013. É fabricante de implementos rodoviários com foco em furgões de alumínio, produtos e soluções diversas para aplicações especiais, equipamentos e Unidades Móveis, tendo em seu portfólio soluções consolidadas e de alta tecnologia para áreas de saúde, treinamento e profissionalização, operacionais, entretenimento e eventos. Está localizada em São Paulo/Capital, com duas plantas: uma na rodovia Dutra e outra na Fernão Dias.



Outras coberturas especiais


Doutrina Militar

Doutrina Militar

Última atualização 23 OUT, 17:00

MAIS LIDAS

Eventos