Polícia do DF recebe veículos blindados e faz simulação

O batalhão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal apresentou nesta quinta-feira os novos blindados que irão ajudar a polícia a realizar ações em eventos com grandes aglomerações de pessoas.

Os veículos possuem câmeras precisas que permitem identificar rostos e placas de carro num raio de mais de 300 metros. Cada um dos dois Centurion custou R$ 1.625 milhão e substituirá um blindado que possui 21 anos.

Segundo a tenente-coronel Cynthiane Santos, o projeto foi elaborado para atender as necessidades do DF há dois anos e, desde então, a produção dos veículos foi acompanhada por policiais que visitaram a fábrica em São Paulo.

Características

Um blindado pesa 18 toneladas e possui capacidade para 4 mil litros de água. O motor, construído especificamente para o veículo, tem força de 440 cavalos. O veículo transporta 21 policiais confortavelmente acomodados e é adaptado com uma tecnologia especial, uma espécie de manta que encobre o pneu em caso de furos e permite que ele rode até 80km nessa condição.

Além do canhão d’água, os blindados têm um mecanismo que libera água em torno de todo o veículo para evitar danos causados pelo fogo. O investimento foi de R$ 3,25 milhões. “Nossa missão é dispersar as pessoas, sem uso da força, nos casos em que não houver mais possibilidade de negociação. E esses equipamentos potencializam esse trabalho”, afirmou Bruno Rocha.

Simulação

A simulação desta quarta-feira (29.05) incluiu manifestantes que bloquearam uma via com caixas e pedaços de madeira, impedindo o acesso de veículos.

Não tendo sucesso na negociação, policiais do Patrulhamento Tático Móvel  avançaram e lançaram granadas de efeito moral e tiros de borracha, sem risco para os participantes. Como a resposta dos populares foi atirar objetos contra a tropa, os blindados entraram em ação com os jatos d’água para afastar o grupo. Toda a ação ocorreu em menos de 10 minutos.

Fonte: GDF

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter