COBERTURA ESPECIAL - Embraer - Aviação

30 de Outubro, 2018 - 11:50 ( Brasília )

Embraer registra prejuízo de R$84 mi no 3º tri


Marcelo Rochabrun


A Embraer registrou prejuízo líquido de 84 milhões de reais no terceiro trimestre, principalmente devido à entrega de menos jatos comerciais no período. O valor dos aviões vendidos, mas ainda a serem entregues, atingiu uma mínima de cinco anos neste trimestre.

A empresa também foi afetada pela perda de pedidos da Jet Blue para a rival Airbus, e teve que cortar 100 jatos comerciais de suas previsões de vendas devido a incertezas se pilotos concordariam em comandar aviões E175-E2 nos Estados Unidos.

O resultado ficou abaixo da previsão consensual para lucro líquido trimestral de 4,2 milhões de reais, segundo pesquisa da Refinitiv com analistas, e reverteu o lucro de 355 milhões de reais no mesmo período do ano passado. A receita caiu 12 por cento ano a ano.

Agora, muito depende de a Embraer conseguir concluir a venda de 80 por cento de seus negócios de aviação comercial a Boeing. O acordo foi fechado em julho, mas foi apenas nesta semana, após a eleição de Jair Bolsonaro à presidência, que a Embraer recebeu sinais claros de que o governo aprovaria a venda.

O provável futuro ministro da Defesa de Bolsonaro disse à Reuters que o presidente eleito é a favor do acordo e que poderia ser aprovado ainda no mandato de Michel Temer.

A venda, no entanto, significaria que a Embraer teria que sustentar a companhia em grande parte com suas divisões de jatos executivos e de defesa, ambas operando com prejuízo nos últimos trimestres.

A divisão de jatos executivos registrou prejuízo operacional de 32 milhões de reais nos primeiros nove meses do ano, enquanto a divisão de defesa teve prejuízo operacional de 443 milhões de reais.



A empresa informou que o resultado negativo da divisão de defesa foi por causa de um evento isolado quando o protótipo do KC-390 saiu da pista durante um teste em solo, atrasando a entrega e aumentando os custos de desenvolvimento. A divisão comercial, por sua vez, obteve um lucro operacional de 355 milhões de reais nos nove meses até 30 de setembro.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Venezuela

Venezuela

Última atualização 10 DEZ, 16:20

MAIS LIDAS

Embraer