COBERTURA ESPECIAL - Embraer - Aviação

28 de Setembro, 2017 - 11:40 ( Brasília )

Programa da Embraer recruta 30 engenheiros recém-formados

Ainda dá tempo: as inscrições para o Programa de Especialização em Engenharia da Embraer foram prorrogadas até quinta-feira

Camila Pati


O Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer teve inscrições prorrogadas e vai receber candidaturas até amanhã, quinta-feira, dia 28, por meio do site da empresa. São 30 vagas para engenheiros recém-formados a partir de 2015- ou com graduação prevista para terminar em 2017 – nas áreas aeronáutica, civil, computação, eletrônica, materiais, mecânica, mecatrônica, naval, produção, química ou outras áreas relacionadas.

Indicado para interessados em trabalhar na área de engenharia de desenvolvimento de produtos da Embraer, o programa é feito em parceria com ITA, começa no dia 19 de fevereiro do ano que vem e dura um ano e meio. Inglês avançado é um requisito.

Os alunos começam o curso como bolsistas de mestrado da fundação ligada ao ITA, a FCMF – Fundação Casimiro Montenegro Filho – e podem ser contratados pela Embraer ao fim do programa. Mas a contratação vai depender de três fatores: necessidade da empresa, perfil do aluno e desempenho no curso.

Como é o curso

O curso dá título de mestrado profissional em engenharia aeronáutica pelo ITA e é reconhecido pela CAPES/MEC. As aulas e atividades são realizadas na Embraer de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h, em São José dos Campos (SP), e ministradas por professores do ITA, profissionais da empresa e também consultores.

São três fases, cada uma com 5 a 6 meses de duração: Fundamentos de Aeronáutica, especialização e “Projeto Avião”. Na primeira etapa, há o nivelamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências para atuação sistêmica.

Na segunda fase, há a especialização em tecnologias que sejam do interesse do aluno e que estejam alinhadas às necessidades da Embraer. E na última etapa, o conhecimento adquirido é aplicado.

Como é feita a seleção

Os candidatos farão testes online de aderência ao perfil, inglês e lógica e testes presenciais. Nesses, os candidatos terão habilidades de solução de problemas, comunicação e conhecimentos das disciplinas do ciclo básico de engenharia testadas.

Os testes presenciais poderão ocorrer nas seguintes cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP) e Vitória (ES). Os aprovados nestas etapas serão convidados para entrevistas e dinâmicas de grupo.