COBERTURA ESPECIAL - Embraer - Aviação

11 de Março, 2014 - 14:45 ( Brasília )

Nota de Falecimento - Morre Ozílio Silva, ex-presidente e fundador da Embraer


 Um dos mais expressivos dirigentes da Embraer e fundador da empresa, Ozílio Carlos da Silva, morreu por volta das 23h desta segunda-feira (10) em São José dos Campos.

Sua saúde já era debilitada e o ex-presidente da Embraer vinha de longo tratamento. Engenheiro aeronáutico formado pelo ITA, Ozílio Silva, comandou a ex-estatal em substituição a Ozires Silva, comumente chamado de irmãos pela proximidade dos prenomes e pelos sobrenomes, embora não tivessem parentesco.

O corpo está sendo velado na sala dois do Velório Municipal da Urbam (Urbanizadora Municipal) em São José dos Campos. O enterro acontece quarta-feira (12), às 16h, no cemitério Horto São Dimas, na região leste da cidade. Ozílio Silva foi um dos fundadores da Embraer, em 1969, empresa da qual chegou a ser presidente, substituindo Ozíres Silva, de 1986 a 1990.

Foi em sua gestão que houve o primeiro grande corte na empresa, com cerca de 3 mil empregados demitidos em 1990 e enfrentou o ápice da crise com a Bombardier. Ozílio era engenheiro graduado pelo Instituto de Tecnológico de Aeronáutica em 1961 e fez parte da equipe que iniciou o projeto do avião Bandeirante. Depois de sua saída da Embraer, abriu um escritório de consultoria na área e de comércio exterior. Nos últimos anos esteve afastado do cenário aeronáutico.