COBERTURA ESPECIAL - Eleições - Inteligência

15 de Janeiro, 2019 - 13:00 ( Brasília )

Gen Ex Santa Rosa - Resgatar “pensamento estratégico esquecido há 3 décadas”


Ao receber o cargo de secretário especial de Assuntos Estratégicos do governo federal nesta segunda-feira (14JAN2019), o general Maynard Marques de Santa Rosa afirmou desejar que a SAE seja uma estrutura para reflexão do Estado. Segundo o militar, o “pensamento estratégico no Brasil” foi “esquecido há três décadas”.

 “Quando o assunto for a estratégia nacional, é preciso que tenha continuidade e que sejam alinhados os principais centros de conhecimento do país, de forma a, diariamente, pensar o presente e o futuro do país. A SAE vai retomar o pensamento estratégico no Brasil, esquecido há três décadas”, disse Santa Rosa.

A secretaria ficará dentro da estrutura da pasta chefiada por Gustavo Bebianno, na Secretaria-Geral. O ministro aposta que a SAE será importante “na articulação entre os ministérios e no desenvolvimento do país de forma coordenada”.

Ao deixar o cargo, o ex-secretário Hussein Kalout disse que “pensar estrategicamente é uma coordenação entre os interesses civis e militares”.

Transmissão de cargo

Da cerimônia de transmissão de cargo no Palácio do Planalto na segunda (14JAN2019), participaram as seguintes autoridades:

 

- Secretário-geral Gustavo Bebianno;
- Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno;
- Secretário-executivo, general Floriano Peixoto;
- Secretário-executivo adjunto, comandante Julio Soares;
- Secretária especial de Modernização do Estado, Marcia Amorim;
- Chefe da Assessoria Especial, Rodrigo Marcondes;
- Assessor especial André Castro;
- Secretário Especial Adjunto, general Lauro Luís,  e o,
- Assessor especial coronel Walter Felix, todos da Secretaria-Geral.


General Maynard Marques de Santa Rosa assumiu o comando da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE), órgão vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, que antes era chefiada por Hussein Kalout. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, participou da solenidade.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu o novo secretário e seu antecessor antes da cerimônia de passagem do cargo. A Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE) é responsável, entre outras atribuições, pela articulação e planejamento de políticas e estratégias nacionais com órgãos do governo, os poderes públicos e as instituições da sociedade civil.

Perfil

Maynard Marques de Santa Rosa é general reformado do Exército, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ). Em seus 49 anos na ativa, serviu em 24 Unidades Militares do Território Nacional. Possui mestrado pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Rio de Janeiro e doutorado em ciências militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, também do RJ. No exterior, graduou-se em Política e Estratégia, em pós-doutorado no U.S. Army War College (Carlisle/PA, 1988/89).


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


KC-390

KC-390

Última atualização 14 SET, 19:30

MAIS LIDAS

Eleições