COBERTURA ESPECIAL - Eleições - Defesa

28 de Novembro, 2018 - 01:50 ( Brasília )

STF - Gen Ajax Porto Pinheiro é confirmado como novo assessor especial de Toffoli

Militar vai substituir general Fernando Azevedo e Silva, que foi nomeado para o Ministério da Defesa pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro



Amanda Pupo e Teo Cury,
O Estado de S.Paulo

 

BRASÍLIA - O general-de-divisão da reserva Ajax Porto Pinheiro foi confirmado nesta terça-feira, 27, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como novo assessor especial do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. Como mostrou o Broadcast/Estadão mais cedo, ele foi indicado pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e irá substituir o general Fernando Azevedo e Silva, que foi nomeado ministro da Defesa do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Toffoli havia pedido que Villas Bôas indicasse um novo nome para o cargo, que auxilia o presidente em questões relacionadas à área de segurança, tanto no âmbito do STF como no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A exemplo de vários outros generais do governo Bolsonaro, o general Ajax foi comandante das forças militares da ONU no Haiti entre outubro de 2015 e outubro de 2016, segundo informações divulgadas pela assessoria do STF.

De acordo com o tribunal, o general comandou as tropas internacionais da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) nas operações de ajuda humanitária no País, após a passagem do furacão Matthew. Porto Pinheiro coordenou as operações logísticas que culminaram na desmobilização de todo o componente militar da MINUSTAH quando do encerramento da Missão.

Matéria Relacionada

AZEDO - O Haiti é aqui Correio Braziliense Link


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Venezuela

Venezuela

Última atualização 12 DEZ, 21:36

MAIS LIDAS

Eleições