COBERTURA ESPECIAL - EDA - Esquadrilha da Fumaça - Aviação

26 de Julho, 2018 - 11:10 ( Brasília )

Esquadrilha se apresenta para 20 mil pessoas na Praia do Meio

Na passagem pela capital potiguar, membros do grupo ministraram palestra para efetivo da Ala 10

Tenente Jonathan Jayme, Major Alle

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresentou na Praia do Meio, litoral de Natal (RN), na sexta-feira (20/07). O público, estimado em 20 mil pessoas, se emocionou com as acrobacias e voos em formação na faixa litorânea da capital potiguar.

A apresentação faz parte do circuito Norte / Nordeste que a Esquadrilha da Fumaça realiza entre os dias 14 e 29 de julho por 12 cidades. Além de Natal, as cidades que recebem as acrobacias do EDA são: Salvador (BA), Aracaju (SE), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza(CE), Umirim (CE), Jericoacoara (CE), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Barreiras (BA), Belém (PA) e Porto Nacional (TO). Entre os pilotos está o Tenente Leonardo Augusto Reis Leite, que pertencia à Ala 10, em Parnamirim (RN), e foi recentemente escolhido para compor o EDA.

“A sensação de ter sido aceito na Esquadrilha é indescritível. É a realização de um sonho que está sendo um combustível para a minha dedicação e comprometimento com a Força Aérea Brasileira. Nos próximos anos eu espero me aperfeiçoar como piloto e como oficial, fazendo demonstrações seguras por todo o Brasil e pelo mundo, elevando cada vez mais o nome de nossa instituição”, destaca.

Com mais de 3,8 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

 

Formação de valores

Os integrantes do EDA foram convidados para ministrar palestra no Programa de Formação e Fortalecimento de Valores, na Ala 10, com os temas “Integridade” e “Amor à profissão”. No evento, foi destacada a importância de agir de forma ética, respeitando as pessoas, cumprindo regras e aceitando as consequências dos atos.

O Capitão Aviador Rafael Magri Grothe ministrou a palestra para os oficiais e o Tenente Aviador Renan Novaes Santoro, para os graduados. O Capitão mostrou a importância da motivação do profissional com sua tarefa, que faz a diferença para a instituição, independentemente de sua hierarquia, bem como a responsabilidade com a nação e a percepção de um ideal para manter o profissionalismo, apesar dos desafios.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


America Latina

America Latina

Última atualização 18 SET, 12:10

MAIS LIDAS

EDA - Esquadrilha da Fumaça