Porto Alegre com show da Esquadrilha da Fumaça

Em um evento em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a FAB traz de volta à cidade, após seis anos sem sobrevoar a capital Gaúcha, a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça.

O evento, em comemoração aos 246 anos de Porto Alegre, acontecerá no domingo, dia 25 de março, véspera do aniversário da cidade, e terá inicio a partir das 14 horas, com estandes da Força Aérea, onde os Porto-alegrenses poderão tirar fotos com os macacões e os capacetes oficiais dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, além de montar réplicas das aeronaves.

Haverá, também, distribuição de brindes e revistas da FAB, inclusive para a criançada. Para os fãs, haverá o estande com o merchandising oficial da Esquadrilha da Fumaça.

A apresentação da Fumaça está marcada para iniciar às 16 horas. Serão 40 minutos de espetáculo onde os sete pilotos e suas aeronaves A29 Super Tucano apresentarão cerca de 45 manobras de alta performance, algumas delas exclusivas, como o voo invertido em formação, especialidade da Fumaça, o que a difere das demais esquadrilhas do mundo e o que lhe rendeu, em 2006, um recorde no Guiness World Records, ao voar com uma formação de 12 aeronaves em voo de dorso.

O show aéreo acontecerá na Orla do Guaíba, no perímetro entre o Estádio Beira Rio e a Usina do Gasômetro, a estrutura física do evento será montada na Avenida Edwaldo Pereira Paiva, próximo as pistas de skate do Parque Marinha do Brasil e Anfiteatro Pôr-do-Sol.

A ultima vez que a Esquadrilha da Fumaça se apresentou em Porto Alegre foi em outubro de 2012, na comemoração do dia das crianças e do Centenário do Colégio Militar.

Já em Canoas, a Fumaça é “sócia de carteirinha” do evento “EXPOAER”, quando a Base Aérea de Canoas, atualmente ALA 3, abre os portões para a sociedade conhecer as diversas atividades da Força Aérea Brasileira. Em 2016, o evento teve recorde de público, com aproximadamente 55 mil pessoas. Já em 2017, as aeronaves até tentaram decolar, mas a chuva forte não deixou.

Histórico da Fumaça

Com mais de 65 anos de existência, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB. Possui uma equipe composta por 10 pilotos e 20 membros, incluindo graduados especialistas em manutenção de aeronaves, carinhosamente chamados de "Anjos da Guarda", comunicadores e médico.

Com a nobre missão de apresentar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça difunde a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial) se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no estado de São Paulo. Desde julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça se apresenta com as novas aeronaves A-29 Super Tucano.

Foram 2 anos de pausa na agenda para implantação operacional e logística. O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da Fumaça. É fabricada pela EMBRAER. Antes disso utilizavam as aeronaves T-27 Tucano.

Outra novidade é a adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente. A Fumaça possui mais de 3.750 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países.

Serviço:

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça no 246º Aniversário de Porto Alegre.

– Quando: 25 de março de 2018
– Horário: 16 horas. (Estandes a partir das 14 horas)
– Local: Orla do Guaíba, no perímetro entre o Estádio Beira-Rio e o Anfiteatro Pôr-do-Sol.
– Estrutura: Estandes serão montados na Avenida Edwaldo Pereira Paiva, próximo às pistas de skate do Parque Marinha do Brasil e Anfiteatro Pôr-do-Sol.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter