COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

11 de Outubro, 2012 - 11:15 ( Brasília )

Arquivo Histórico do Exército promoveu encontro de história militar


No dia 2 de outubro, o Arquivo Histórico do Exército (AHEx), em parceria com o Arquivo Nacional, realizou, no Palácio Duque de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), um encontro de história militar sob o tema: “Do Passo da Pátria a Fornovo: as duas grandes guerras do Brasil”.

O evento fez parte das comemorações dos 20 anos de existência do Programa Memória do Mundo da UNESCO e dos 5 anos de instalação do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo.

O Programa tem por objetivo identificar documentos ou conjuntos documentais considerados em situação de risco, que tenham valor de patrimônio da humanidade. Estes são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir de aprovação por comitê internacional de especialistas da candidatura encaminhada pela instituição detentora do acervo.

Durante o evento, foi realizada uma exposição com os acervos originais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Campanha da Tríplice Aliança, os quais foram premiados pelo Programa Memória do Mundo, nos anos de 2008 e 2009, respectivamente.