COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Naval

13 de Setembro, 2012 - 09:24 ( Brasília )

Marinha apoia lançamento do documentário “O Brasil na Batalha do Atlântico”


Há 70 anos, em agosto de 1942, em apenas quatro dias, um único submarino alemão atacou cinco navios mercantes e um iate brasileiros, resultando na morte de 607 passageiros. Essa agressão provocou uma série de demonstrações populares de indignação, o que levou o Brasil a declarar o Estado de Guerra, em 31 de agosto.

O documentário “O Brasil na Batalha do Atlântico”, que narra fatos pouco conhecidos da maioria dos brasileiros, como a participação dos ex-combatentes das Marinhas de Guerra e Mercante do Brasil na Segunda Guerra Mundial, apresenta, ainda, depoimentos de veteranos de guerra, pesquisadores e historiadores.

A pré-estréia ocorrerá às 19 horas na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto e de outras autoridades civis e militares.

Durante a Batalha do Atlântico, o Brasil escoltou 3.164 navios mercantes em 575 comboios, contudo, no decorrer do conflito, foram afundados 3 navios de guerra e 30 navios mercantes, nos quais faleceram 1.927 pessoas, sendo 469 militares da Marinha, 956 tripulantes dos navios mercantes e 502 passageiros.

O filme encerra a trilogia iniciada com “Senta a Pua!” (2001), do mesmo diretor – sobre a participação do Primeiro Grupo de Aviação de Caça brasileiro na Segunda Guerra Mundial – e “A Cobra Fumou” (2003), de Vinícius Reis – sobre o envolvimento dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira no conflito.

Amparado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto contou com o patrocínio das empresas Poupex, Infraero, Transpetro e Alvenius.

Ficha Técnica

Ano de produção: 2012
Duração: 82 minutos
Som: Estéreo
Classificação indicativa:
Livre

Biografia e Filmografia do Diretor

Erik de Castro é cineasta e sócio-diretor da BSB Cinema Produções. Graduou-se em Cinema pelo Los Angeles City College (LACC) e fez especialização em direção de atores na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba. Atuou como correspondente internacional do jornal Correio Braziliense nos EUA e criou e foi co-autor da coluna ‘Cinefoco’ (Revista Foco).

Produziu, co-escreveu e co-dirigiu o média-metragem “Razão Para Crer” (1996) - ‘Menção por Excelência Criativa’ no 30º Festival de Filme e Vídeo dos Estados Unidos.

Em 2001 lançou seu primeiro longa-metragem, o documentário “Senta a Pua!” (‘Menção por Excelência Criativa’ no 33º Festival de Filme e Vídeo dos Estados Unidos; Troféu ‘Coppa Festival del Cinema di Salerno’ - Itália; Troféu ‘Boto de Ouro’ - Melhor Filme, Júris Oficial e Popular - 1º Festival de Cine-Vídeo da Amazônia; e Troféu ‘Estrela do Mar’ – Melhor Filme e Melhor Montagem - 12º Festival de Cinema de Natal). Produziu “A Cobra Fumou” (2003), de Vinícius Reis. Em 2010, lançou “Federal”, seu longa de estréia na ficção (Melhor Thriller e Melhor Ator - Michael Madsen - no New York International Independent Film Festival – 2011).

Produção: Keilla Pinheiro e Erik de Castro
Produção Executiva: Heber Trigueiro e Solange DeBarros

Roteiro: Marcio Bokel e Erik de Castro
Fotografia: Cezar Moraes, ABC
Montagem: William Araújo e Heber Trigueiro
Som: Juarez Dagoberto e Wilsinho Andrade
Animação: Júlio Zartos e William Araújo
Música Original: Eugênio Matos

Entrevistados:
Almirante Hélio Leoncio Martins
Almirante Estanislau Façanha Sobrinho
Almirante Armando de Senna Bittencourt
Almirante (MD) Moacyr Mirabeau de Carvalho Soares
Almirante Roberto Mário Monnerat
Almirante Armando Amorim Ferreira Vidigal
Comandante Carlos Borba
Comandante Ary Marques Jones
Comandante Francisco E. Alves de Almeida
Comandante Mônica Hartz
Comandante Arnaldo Leal de Medeiros
Comandante Raul de Castro e Silva
Comandante Ivan Gouvêa Laboriau
Tenente Hilton Mendes Moreno
Tenente Paulo da Silva Tubarão
Tenente D´Álvaro José de Oliveira
Capitão-de-Longo-Curso Ernani A. M. Ribeiro
Capitão-de-Longo-Curso Carlos Eugênio Dufriche
Capitão-de-Longo-Curso Álvaro José de Almeida Junior
Capitão-de-Longo-Curso Vivaldo Alves da Silva
Oficial Superior de Máquinas Jorge Alves Pinto
Professor Raul Barreto Neto (Universidade Católica de Salvador, BA / Universidade do Estado da Bahia)


Informações:
Data: 14 de setembro de 2012
Hora: 19 horas
Local Auditório Almirante Tamandaré – Escola de Guerra Naval
Avenida Pasteur, 480,
Urca, Rio de Janeiro-RJ

Assessoria de Imprensa
Telefones: (61) 3429-1293/3429-1832/3429-1977
Emails: imprensa@ccsm.mar.mil.br ou marinhaimprensa@yahoo.com.br