COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

07 de Setembro, 2012 - 17:00 ( Brasília )

5º Encontro de Veículos Militares, no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial.

Rio de Janeiro tem o 5º Encontro de Veículos Militares, no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial.

Rio de Janeiro tem o 5º Encontro de Veículos Militares, no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial.
 
Nos dias 8 e 9, sábado e domingo de setembro de 2012, o CVMARJ - Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro, vai organizar o  5º Encontro de Veículos Militares no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo.

Os outros Encontros foram realizados no Forte de Copacabana, mas em 2012, passa a ser realizado  em um local mais próximo do grande público que poderá conecer  viaturas militares históricas e atuais, com entrada franca e acesso ao Monumento que estará aberto a visitação.

No mesmo local e período a 1ª Divisão de Exército - Divisão Marechal Mascarenhas de Moraes, junto com o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, vão expor viaturas históricas e atuais, apresentando o Museu Vivo de Viaturas Militares Antigas de Valor Histórico do Rio de Janeiro, primeiro e único do mundo, com esse formato, fruto da parcería do CVMARJ, com a Diretoría do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, encerrando as comemorações da Semana da Pátria, no Rio de Janeiro.

Serão apresentadas diversas viaturas militares antigas do CVMARJ e do Exército e do CFN, de nacionalidades e épocas, que estarão devidamente identificadas, para facilitar o conhecimento por parte dos visitantes de 09:00 às 17:00 horas, nos dois dias.

Fundado em 6 de junho de 2001, o Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro – CVMARJ, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de resgatar o valor histórico das viaturas militares antigas, com foco rigoroso na manutenção da originalidade, se tornando referência nacional no assunto. Seu atual Presidente é o músico João Barone, um dos fundadores e grande incentivador das ações do Clube.

O CVMARJ é membro fundador da recém-criada ABPVM – Associação Brasileira de Preservação de Viaturas Militares, que congrega seis clubes do gênero em atividade no País, entidade que organiza o Encontro Brasileiro de Viaturas Militares Antigas, realizado anualmente em Curitiba desde 2005, sendo o único evento exclusivamente voltado para veículos militares antigos no Brasil, reunindo a maioria dos clubes em atividade no país sendo o maior encontro do gênero na América Latina, resultado das atividades do CVMARJ e da ABPVM.

O CVMARJ é reconhecido pela FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos e pela  MVPA – Military Vehicles Preservation Association, EUA, uma das principais associações mundiais do gênero.

O 8º EBPVM - Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares, organizado pela ABPVM - Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas  Militares, será em Belo Horizonte, pois em 2011, passou ser itinerante, sendo a cada ano, realizado em uma nas cidades sedes dos Clubes que fazem parte da Associação.