COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

01 de Maio, 2020 - 12:10 ( Brasília )

6º BIL comemora conquista de Fornovo Di Taro pela FEB

Pracinhas participam com o auxílio da tecnologia

No dia 29 de março, o 6° Batalhão de Infantaria Leve (6° BIL), Regimento Ipiranga, realizou duas emocionantes cerimônias em comemoração ao Jubileu dos 75 anos da Força Expedicionária Brasileira  (FEB) na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

As cerimônias para cultuar as glórias dos expedicionários da FEB na conquista de Fornovo di Taro, que resultou na rendição incondicional da 148ª Divisão de Infantaria Alemã às tropas do 6° Regimento de Infantaria, o Regimento Ipiranga, tiveram o apoio da tecnologia, tendo em vista as limitações trazidas pelo atual cenário da pandemia da COVID-19.

Na parte da manhã, a banda de música realizou uma live que foi acompanhada por muitos internautas na página do Batalhão no Facebook. O local escolhido como palco foi a praça Heróis da FEB, no interior do Forte Ipiranga, onde está localizado o 6º BIL, unidade do Exército com o maior número de jornadas em combate da FEB. Os ex-combatentes da FEB Ten Jarbas Dias Ferreira e Ten Florentino Zandonadi, assistiram à tocata on-line em suas residências, por meio de dispositivos móveis.

Já na parte da tarde, foi realizada uma cerimônia simbólica na praça Heróis da FEB, presidida pelo Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), Brigada Fornovo di Taro, General de Brigada Evandro Luiz Lopes Ferreira, e contou, também, com a participação de comandantes de organizações militares da guarnição de Caçapava. Na ocasião, o General Evandro, acompanhado do Comandante do 6º BIL, Tenente-Coronel Eleuson Marcos Nunes,  colocaram uma corbélia de flores no monumento aos heróis da FEB e puderam agradecer aos “Febianos”, Ten Jarbas e Ten Zandonadi, que acompanharam a cerimônia por meio de videoconferência.


VEJA MAIS