Piloto brasileiro morto na Segunda Guerra recebe busto em museu de Aracaju (SE)

Uma homenagem na cidade de Aracaju (SE), realizada nessa quarta-feira (22), lembrou os 75 anos da morte de um dos heróis brasileiros que combateram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, o Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio. Natural daquele estado, o militar recebeu, por meio de iniciativa de entusiastas da história da aviação, sob a chancela da Associação Sergipana de Imprensa e da Academia Sergipana de Letras, um busto permanente no Museu da Gente Sergipana. O Tenente Aurélio foi abatido em combate no dia 22 de janeiro de 1945, pela antiaérea inimiga, no céu de Rodano, cidade a 15 quilômetros de Milão, na Itália.

Além do busto produzido pelo artista plástico Elias Santos, o grupo também entregou ao museu um diorama, um tipo de maquete que apresenta uma cena de forma tridimensional e realista. Segundo o piloto civil André Cabral, um dos responsáveis pela homenagem, o objeto retrata o momento em que o Tenente Aurélio foi abatido pelas forças inimigas, ao atacar locomotivas a bordo de uma aeronave P-47 Thunderbolt. “O diorama tentou ser o mais fiel possível àquele momento, baseado em documentos históricos”, explica.

A irmã do militar, Consuelo Vieira Sampaio Vasconcelos Nascimento, recebeu, ainda, a placa da La Croce Di Rodano, uma cruz medieval encontrada em 1933, na região da cidade italiana. 

De acordo com André Cabral, a ideia de promover as homenagens surgiu a partir de reportagens publicadas sobre as cerimônias que aconteceram na Itália. “Pouca gente sabe que temos um herói conterrâneo. Desde o ano passado, quando houve alguns eventos na Europa, decidimos também nos mobilizar para homenageá-lo”, conta.

O Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo André Marcelo da Silva, participou da cerimônia e agradeceu a iniciativa do grupo de enaltecer os heróis brasileiros. Estiveram presentes, ainda, representantes de instituições militares e civis de Aracaju, além dos familiares do Tenente Aurélio.

Reconhecimento italiano

No dia 3 de novembro de 2019, a Prefeitura de Rodano, na Itália, realizou cerimônia para relembrar os feitos do Tenente Aurélio. A cerimônia contou com a presença de membros da Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e foi marcada, ainda, por homenagens a outros mortos em combate.

Em homenagem ao aviador, foi celebrada uma missa na catedral da cidade e realizado um desfile cívico-militar pelas principais ruas do centro de Rodano. Participaram civis e representantes de associações de ex-combatentes com suas tradicionais bandeiras.

Herói brasileiro

Nascido em 31 de maio de 1923, em Aracaju (SE), o Tenente Aurélio Vieira Sampaio, piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça, foi abatido aos 21 anos, na sua 16ª missão de combate sobre a Itália, compondo o 350th Fighter Group. Entre outras condecorações recebidas após sua morte, o militar foi agraciado com as medalhas da Campanha de Itália e a Cruz de Bravura. Seus restos mortais estão sepultados no mausoléu do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Fotos: Arquivo pessoal; Adidância na Itália; ABRA-PC

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter