Veterano Justino Alfredo, de Campinas, São Paulo, é homenageado em seu centenário de nascimento

No dia 24 de setembro de 2019, o Senhor Justino Alfredo, ao fazer sua caminhada matinal pela praça onde brincava com bolinhas de gude em sua infância, viu uma aglomeração de pessoas próximas ao coreto. Ao se aproximar, um corneteiro executou o Toque de Presença de Ex-Combatente, seguido do exórdio realizado pela banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

O Senhor Justino, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), completava, nessa data, 100 anos de idade. Emocionado, ouviu, ainda, o tradicional "parabéns a você", após a entoação da Canção do Expedicionário. À sua frente, o bolo do centenário do Febiano sobre uma viatura histórica da Segunda Guerra Mundial completava a homenagem coordenada pela 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L).

Entre os presentes à homenagem na praça Largo do Pará, em Campinas (SP), havia representantes do Comando da 11ª Bda Inf L, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, do 2º Batalhão Logístico Leve (2º B Log L), da Associação dos Expedicionários Campineiros, da Associação dos antigos integrantes do 5º GCan 90 AAé/2º B Log L, da Associação dos Ex-Atiradores do Tiro de Guerra 176, da Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo, do Grupo de Pesquisa e da encenação histórica "Dogs Of War".

O Sr Justino realizou o serviço militar inicial no Tiro de Guerra de Campinas em 1940. Em 1942, aos 23 anos de idade, foi convocado para integrar o 6º Regimento de Infantaria, no 1º escalão da Força Expedicionária Brasileira, que lutou nos campos de batalha italianos.

Teve seu batismo de fogo em 16 de setembro de 1944, por ocasião da libertação de Massarosa, participando de todas as ações do Regimento Ipiranga até o final da Guerra. O Senhor Justino é o último veterano da FEB, nascido em Campinas, ainda vivo. É casado com a Senhora Olete Vanny Alfredo há 73 anos, com a qual teve quatro filhos, nove netos, seis bisnetos e uma tataraneta.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter