Operários russos encontram quase 2 mil corpos de soldados alemães mortos na Batalha de Stalingrado

Os corpos de quase dois mil soldados alemães foram encontrados por operários russos durante uma obra para a instalação de um encanamento de água na cidade de Volvogrado, a 900 km da capital russa. Segundo informações do jornal "Daily Mail", arqueólogos apontaram que os corpos são de soldados que participaram da Batalha de Stalingrado, um dos episódios mais violentos da Segunda Guerra Mundial.

Os restos mortais dos militares, de cavalos e objetos utilizados por eles durante a guerra estavam em uma vala de aproximadamente 132 metros de comprimento e 7 metros de largura. Após a notificação dos operários às autoridades locais, a Comissão Alemã de Túmulos de Guerra tornou-se responsável pelas escavações e agora trabalha para identificar as vítimas.

Segundo um porta-voz da comissão, todos os anos são encontradas de três a quatro valas comuns na cidade, antiga Stalingrado, o que faz com que a descoberta de 1837 corpos seja ainda mais significativa.

A equipe espera também ajudar parentes de soldados mortos que nunca souberam do paradeiro de seus familiares. — Geralmente os parentes ficam aliviados em saber o que aconteceu e ficam agradeciso em poder enterrar o corpo de um avô ou tio. É muito importante — disse ao jornal britânico.

A Batalha de Stalingrado completou 75 anos em 2018. A cidade foi palco de um confronto que deu início a derrocada do regime nazista comandado por Adolf Hitler. Cerca de 2 milhões de pessoas foram mortas e feridas na batalha que durou três meses, considerada um marco do enfrentamento entre alemães e soviéticos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter