COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

23 de Novembro, 2018 - 10:40 ( Brasília )

Marechal Pessoa: 100 anos após o fim da 1ª Guerra Mundial, relembre a saga de um herói brasileiro


Em 2018, diversos países celebram os 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Para o Brasil, a memória do conflito foi marcada pela participação do Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1885-1959). Em 1918, ele esteve em diversos combates na guerra, comandando um pelotão de soldados franceses do 4º Regimento de Dragões.

Nascido em 12 de setembro de 1885, na cidade de Cabaceiras, Estado da Paraíba, José Pessoa iniciou sua carreira militar como praça no 2º Batalhão de Infantaria, sediado em Recife, seguindo pouco depois para a Escola Preparatória e de Tática em Realengo. Aos 24 anos, foi para a Escola de Guerra, em Porto Alegre, de onde saiu aspirante a oficial.

Em 1917, antes de ir aos campos de batalha, o Marechal estagiou na Escola Militar de Saint-Cyr. Pela atuação na guerra, foi elogiado em ordens do dia das forças francesas e foi promovido a capitão, por bravura, em 1919. Quando voltou ao Brasil, aplicou os conhecimentos adquiridos na França, organizando a primeira Unidade de Tanques do Exército Brasileiro, permanecendo no seu comando até 1923. Pouco depois, assumiu a função de Subcomandante da Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro.

Em 1930, o então Coronel Pessoa assumiu o Comando da Escola Militar do Realengo, cargo em que permaneceu por quatro anos, tendo realizado melhorias na prática de Educação Física, instigou o profissionalismo e aprimorou o processo de seleção dos candidatos ao oficialato. Nesse período também criou o Corpo de Cadetes e seu brasão e estandarte, assim como o uniforme histórico do cadete. Criou, ainda, o Espadim de Caxias, símbolo da honra militar e arma distinta e privativa do cadete.

Anos depois, José Pessoa viu a necessidade de um novo local para proporcionar aos jovens cadetes as condições ideais para sua formação, dando início ao processo de criação da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende. Esse projeto foi concretizado em 1944.

Promovido a Marechal em janeiro de 1953, foi convidado pelo Presidente Café Filho a ocupar a presidência da Comissão de Localização da Nova Capital Federal, encarregada de examinar as condições gerais de instalação da nova Capital do País, Brasília.

O Marechal José Pessoa faleceu em agosto de 1959.

Saiba mais sobre a Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial teve início em 1914, quando o Império Áustro-Húngaro declarou guerra à Sérvia. O conflito acabou envolvendo países dos cinco continentes, tendo chegado ao fim apenas em 1918. Durante a guerra, calcula-se que cerca de 10 milhões de soldados morreram, além de a mesma quantidade de civis. A “Grande Guerra” foi encerrada com a vitória dos aliados da França e a derrota da Alemanha.



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 13 DEZ, 12:50

MAIS LIDAS

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

1