Boinas Azuis do Batalhão Suez celebram o transcurso dos 60 anos de sua partida à Faixa de Gaza

No dia 27 de julho, foi realizado, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), “Batalhão Sargento Max Wolf Filho”, um encontro de Boinas Azuis do Batalhão Suez, com o objetivo de comemorar os 60 anos da saída do 4º Contingente daquela organização.  

Durante a formatura, foi destacada pelo Comandante do 20º BIB a importância dos feitos e legado de uma geração que levou com orgulho o nome do Brasil para além das nossas fronteiras. O exemplo deixado pelos veteranos de Suez inspira as novas gerações de militares a perpetuarem as tradições de nosso Exército.

Uma placa comemorativa foi inaugurada, deixando registrado no Museu da organização militar o nome de todos os integrantes do 4º Contingente, como justa homenagem aos seus bravos integrantes.

 
 

O evento contou com a presença do General de Brigada R1 Waldstein Iran Kümmel, veterano do 4º Contingente, primeiro-tenente à época do embarque; do Sr Jauri Conrado Rodrigues, veterano do 4º Contingente e Presidente da Associação Batalhão Suez do Paraná; além de veteranos de diversos contingentes; comandantes de organizações militares do Exército e da Força Aérea na Guarnição de Curitiba; familiares; amigos e parceiros do Batalhão.

O Batalhão Suez

Em 29 de julho de 1958, o 4º Contingente partiu para RAFAH (Faixa de Gaza), sede do Batalhão Suez, que integrava as “Forças de Emergência das Nações Unidas (UNEF I). Conhecida como a primeira força de paz das Nações Unidas, a UNEF I atuou no Oriente Médio no período entre 1957 e 1967,  supervisionando o fim do conflito entre Egito e Israel, com atuação ao longo do Canal de Suez e na Faixa de Gaza. Dos integrantes daquele contingente, havia um militar do então 20º Regimento de Infantaria, Unidade origem do 20º BIB, o Subtenente Benedito Lacerda.  

Fotos: Sd Patrick / 20º BIB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter