COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Pensamento

07 de Julho, 2018 - 14:10 ( Brasília )

ITA Vence V Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da AFA




A Equipe Marechal Montenegro, formada por alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), ficou com a medalha de ouro na quinta edição da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), realizada nos dias 3 e 4 de julho de 2018.

A solenidade de abertura foi marcada por uma homenagem ao Centenário da Royal Air Force, a primogênita dentre as forças aéreas, criada em 1º de abril de 1918, na fase final da Primeira Guerra Mundial. O preito aos britânicos contou com a presença de uma especial representação da Aditância de Defesa do Reino Unido no Brasil, integrada pelo senhor Russell Dowding, descendente do herói da Batalha da Grã-Bretanha, marechal Hugh Dowding.



Aditância de Defesa do Reino Unido no Brasil, integrada pelo senhor Russell Dowding, descendente do herói da Batalha da Grã-Bretanha, marechal Hugh Dowding

Aproveitando o clima de Copa do mundo na Rússia, a palestra de abertura teve como tema “Bruxas da Noite: a história das aviadoras soviéticas na Segunda Guerra Mundial”, proferida pelo coronel Carlos Daróz, que lançará em breve seu livro sobre o assunto. A palestra, com tema bastante interessante, acabou por atrair grande público de Pirassununga e região.

Neste ano, a competição de conhecimentos entre os alunos das escolas de formação de oficiais reuniu 44 integrantes, agrupados em 11 equipes. Além dos cadetes da AFA, participaram da Olimpíada os aspirantes da Escola Naval, os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e os alunos do ITA, estes em sua primeira participação.

O segundo lugar coube à Equipe Saldanha da Gama, da Escola Naval. Em terceiro lugar ficou a Equipe General De Gaulle, composta por cadetes da AFA. As premiações se deram em forma de medalhas, livros e presentes doados pelas instituições apoiadoras do evento. O evento educacional, instituído pela AFA em 2014, conta com o apoio do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica (INCAER), da Biblioteca do Exército Editora (BIBLIEX) e da FHE-POUPEX.

Esteve presente observadores da Polícia Militar do RJ, que devem enviar equipe para os próximos eventos.



Comandante da AFA, Brigadeiro-do-Ar Mario Augusto Baccarin premiando a equipe vencedora.

Durante a Olimpíada aconteceu também a tradicional feira de livros de história e militaria. A oportunidade serviu para o lançamento do livro “1964, Precursores da Academia da Força Aérea – O Novo Ninho Das Águias”, de autoria do coronel Cláudio Passos Calaza e do professor Hermelindo Lopes Filho.

Mediante pesquisas, e se valendo das memórias dos integrantes da turma de aspirantes aviadores de 1964, os autores resgataram o intrincado processo de mudança de sede da Escola de Aeronáutica, do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, para a cidade de Pirassununga, no interior de São Paulo.




Professor Hermelindo Lopes Filho entregando o livro Precursores da Academia da Força Aérea aos vencedores.



Os autores Hermelindo Lopes Filho e Caudio Passos Calaza autografando o livro "!964 Percursores da Academia da Força Aérea".

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


PROSUB S40

PROSUB S40

Última atualização 16 DEZ, 14:00

MAIS LIDAS

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações

2