Exército promove em Curitiba culto à história edificada da FEB em solo europeu

No período de 28 a 30 de junho, ocorreu, na cidade de Curitiba, o VII Seminário sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (VII SENAB), que culminou com a III Encenação da Rendição da 148ª Divisão de Exército Alemã. A atividade foi empreendida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, mediante apoio do Comando da 5ª Divisão de Exército.

O Colégio Militar de Curitiba (CMC) foi sede da cerimônia de abertura do Seminário, da série inicial de palestras direcionadas para a temática correspondentes de guerra e palco para a encenação que reuniu público civil e militar.

Destacaram-se as presenças do General de Divisão Lourival Carvalho Silva, Comandante da 5ª Divisão de Exército; do General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; do General de Divisão Riyuzo Ikeda, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; do General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar; e dos ex-combatentes Odorico Dias de GoesEronides João da CruzModesto Mariano de Brito e Reynaldo Pontarolle.

Ao término da encenação, foram prestadas homenagens aos ex-combatentes, com a entrega da Medalha Jubileu de 70 anos da Vitória Interaliada na Segunda Guerra Mundial. Também foram condecoradas com a Medalha Sargento Max Wolff Filho as entidades civis e militar que colaboraram sobejamente para o êxito alcançado: Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, Grupo de Preservação da História da FEB Capitão Cobra Fumante, Grupo Histórico Libertadores de Montese e Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas.

Essa iniciativa teve grande impacto junto à juventude Garança de Curitiba. Afinal, materializou o culto cívico-militar de respeito e honra aos que lutaram pela Pátria no passado – assunto de vital importânciapara o Sistema Colégio Militar do Brasil – por ser perene legado às atuais e futuras gerações de alunos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter