Capitão Virgínia, Veterana da FEB, completa 100 anos com homenagens de instituições civis e militares

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), em parceria coma Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou em 5 de abril, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), uma cerimônia de celebração do centenário da Capitão Enfermeira Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero, Veterana da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou na Segunda Guerra Mundial.

O objetivo do evento foi difundir a historiografia da época, bem como a biografia da Capitão Virgínia, que participou do conflito mundial, cuidando dos militares brasileiros feridos.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor da DPHCEx, General de Divisão Riyuzo Ikeda, e contou com a participação do Reitor da UFRJ, Sr Ricardo Silva Cardoso; da Deputada Estadual Rejane de Almeida; do Chefe do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, General de Brigada Marcio Tadeu Bettega Bergo; do Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB), Dr. Breno Amorim; e do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Dr Fernando Porto, que foi o mediador do evento.

Ao término da solenidade, a ANVFEB e a Cruz Vermelha Brasileira prestaram homenagem à Capitão Virgínia, outorgando condecorações de suas entidades à homenageada.


 

Fotos: MNMSGM / Agência Verde-Oliva

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter