COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

28 de Novembro, 2017 - 11:35 ( Brasília )

Dia do Soldado Desconhecido: homenagem aos heróis anônimos da Pátria

militares que não mediram esforços para defender seu País

Uma data para relembrar os soldados que perderam suas vidas em guerras, mas não tiveram seus corpos identificados e enterrados junto aos entes queridos. Esse é o objetivo do dia 28 de novembro, o Dia do Soldado Desconhecido. Uma homenagem aos heróis anônimos da Pátria, militares que não mediram esforços para defender seu País.

Para celebrar a memória desses combatentes, muitos países construíram monumentos, conhecidos como “Túmulo do Soldado Desconhecido”, um símbolo para reverenciar esses guerreiros. A tradição teve início na Primeira Guerra Mundial, quando o Reino Unido fez uma homenagem a um soldado desconhecido, fazendo referência a todos que haviam lutado pelo Império Britânico e que perderam suas vidas na defesa do território.

No Brasil, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, simboliza a sepultura dos militares da Força Expedicionária Brasileira desaparecidos em combate, honrando nossos pracinhas e resgatando a história. Nesse monumento, os visitantes encontram o seguinte texto:

"Honra a Pátria no passado: sobre os túmulos dos heróis; glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho; impulsiona-a para o futuro: com dedicação, que é a força da fé. Ama a terra em que nasceste e à qual reverterás na morte. O que fizeres por ela, por ti mesmo farás, que és terra, e a tua memória viverá na gratidão dos que te sucederam."

O Brasil possui tal homenagem também em terras estrangeiras. Na Itália, na região de Pistoia, o Monumento Votivo Militar Brasileiro representa toda a gratidão do povo italiano aos soldados brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial. No início, o espaço era um cemitério militar brasileiro, posteriormente, com o translado dos corpos para o Brasil, o lugar foi transformado em uma praça de culto à memória da Força Expedicionária Brasileira.


 

Fonte:Agência Verde-Oliva

VEJA MAIS