Pesquisadores encontraram os destroços USS Indianapolis (CA-35)

Pesquisadores encontraram os destroços do navio de guerra dos EUA USS Indianapolis, que foi afundado por um torpedo japonês nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, a mais de 18 mil pés (5,5 quilômetros) abaixo da superfície do Oceano Pacífico, informou a Marinha (US Navy).

O navio estava retornando de sua missão para entregar componentes da bomba atômica que logo seria lançada na cidade japonesa de Hiroshima, quando foi atingido no norte do Oceano Pacífico por um submarino japonês, em 30 de julho de 1945.

Cerca de 800 dos 1.196 membros da tripulação a bordo sobreviveram ao naufrágio, mas apenas 316 foram resgatados vivos cinco dias depois, com o restante morrendo por desidratação, afogamento e ataques de tubarões.

Depois que um historiador da US Navy descobriu novas informações em 2016 sobre os últimos movimentos do navio de guerra que apontaram para uma nova área de busca, uma equipe de pesquisadores civis liderada por Paul Allen, cofundador da Microsoft, passou meses procurando naquela região.

Com um navio equipado com equipamentos que podem vasculhar as profundezas do oceano, integrantes da equipe de Allen encontraram os destroços em algum lugar no mar filipino na sexta-feira, disse Allen em um comunicado em seu site.

O comunicado disse que a US Navy pediu a Allen para manter a localização precisa como confidencial. Allen disse que a descoberta é uma forma de homenagear os marinheiros que, segundo ele, tiveram um papel vital no fim da Segunda Guerra Mundial.

A aterradora história do USS Indianapolis: Bomba Atômica, torpedos e muitos tubarões.

No dia 16 de Julho de 1945, o Cruzador Norte Americano Classe Portland USS Indianapolis deixou o porto de San Francisco na Califórnia, levando uma das menos desejadas cargas de todos os tempos: as peças principais e o Urânio enriquecido para a Bomba Atômica "Little Boy", lançada sobre Hiroshima algumas semanas depois.

Com extremo cuidado, este belo navio lançado ao mar em 1930 levou um total de 10 dias para chegar ao seu destino final, em 26 de Julho de 1945, na pequena ilha de Tinian, no Arquipélago das Marianas, de onde o … bombardeiro Enola Gay decolaria para uma das mais mortíferas missões já executadas.

Após a "entrega", os 1.100 tripulantes do Indianapolis, incluindo seu capitão Charles Butler McVay III pareciam ter tirado um peso enorme de suas costas, e cumprindo ordens, chegaram à Ilha de Guam e fizeram troca de parte da tripulação. O cruzador deixou a ilha em 28 de Julho, seguindo para Leyte, nas Filipinas, onde esperariam pela aguardada ordem de invasão ao Japão.

Este alívio pode ter sido um dos principais motivos da tragédia que se seguiria. Durante seu trajeto de Guam até Leyte, o Capitão McVay manteve uma velocidade de 12 nós sem zigzag, deixando de realizar uma manobra básica para dificultar o lançamento dos torpedos japoneses na região.

Mas às 00:14h do dia 30 de Julho de 1945 o submarino japonês I-58 percebeu a "displicência" de seu alvo e lançou 2 torpedos que atingiram o Indianapolis em cheio, afundando-o em 12 minutos. Cerca de 300 tripulantes morreram na hora, e os 800 restantes foram atirados ao mar, em pequenos botes ou apenas com seus coletes salva-vidas.

Mas foi ao cair na água que os marinheiros do USS Indianapolis perceberam que seu sofrimento tinha apenas começado. 30 minutos após o naufrágio foram avistados os primeiros tubarões, atraídos pela grande quantidade de sangue no mar, devido aos mortos e feridos no local.

Desesperados, os marinheiros tentavam em vão afugentar os terríveis predadores, mas um a um marinheiros eram dilacerados pelos enormes peixes e arrastados para nunca mais voltar. Naquela primeira madrugada só se ouviam os gritos na escuridão, e ao nascer do Sol estima-se que mais de 100 marinheiros haviam sido devorados pelos tubarões.

Aguardando ansiosamente por um rápido resgate, os marinheiros tentavam resistir aos ataques, e esperavam não serem as próximas vítimas, imaginando que a ajuda chegaria rapidamente.

Porém, a missão "atômica" do Indianapolis era tão secreta que poucos sabiam sua rota, e os náufragos do Indianapolis foram encontrados apenas 4 dias depois de forma totalmente acidental, pelo Tenente Wilbor Gwinn, durante um vôo de rotina.

Dos 800 tripulantes que haviam sobrevivido ao naufrágio, apenas 321 foram resgatados com vida. Cerca de 500 homens foram devorados pelos tubarões, ou sucumbiram à fome, sede e desidratação causada pela ingestão de água salgada.

Os marinheiros ficaram cinco dias na água, sendo atacados por tubarões, morrendo de desidratação e insolação. Quando foram localizados por acaso por um avião Catalina em patrulha anti-submarino, somente 317 estavam vivos.

O tenente Adrian Marks, comandante do Catalina avisou a base do naufrágio e pousou seu hidroavião, taxiando entre as ondas recolhendo sobreviventes. Ninguém até hoje sabe como ele conseguiu enfiar 56 homens em um PBY Catalina e decolar em seguida.

O comandante do Indianapolis foi condenado em uma corte marcial, por negligência. Dos males o menor, ao menos a missão principal do Indianapolis já havia sido cumprida. Dias antes em uma operação super-secreta ele transportou dos EUA para a ilha de Tinian, nas Marianas, os principais componentes da bomba atômica que dias depois explodiria em Hiroshima.

O desastre do Indianapolis não foi divulgado imediatamente pelo Marinha Norte Americana, que esperou o lançamento das bombas atômicas, e apenas no dia 15 de Agosto de 1945, logo depois do Presidente Truman anunciar ao mundo a rendição japonesa, a Marinha Norte Americana anunciava a perda de um de seus principais navios no Pacífico.

O submarino japonês que afundou o Indianapolis rendeu-se em Setembro de 1945 e foi afundado pelos americanos em 1946, como alvo para exercícios militares.Este episódio é conhecido como o maior ataque de tubarões a seres humanos já documentado. Seria uma "punição divina" pela participação em uma das mais terríveis e covardes operações bélicas de todos os tempos?

Nota:

USS Indianapolis (CA-35) no cinema

Homens de Coragem (2016)

USS Indianapolis: Men of Courage (original title)

A verdadeira história da equipe USS Indianapolis, que está presa no mar das Filipinas por cinco dias após entregar as armas atômicas que ajudaram no fim da Segunda Guerra Mundial. Enquanto esperam o resgate, eles passam fome, sede e ataques de tubarão.

USS Indianapolis: Men of Courage Official (2016)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter