M-8 Greyhound: principal blindado utilizado pela FEB

O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar tropas para combater no Teatro de Operações Europeu durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), e a Cavalaria do Exército Brasileiro fez-se presente.

Seguindo para a terceira reportagem da série sobre a história do 1° Esquadrão de Cavalaria Leve (1º Esqd C L), o Esquadrão Tenente Amaro, vamos conhecer o Ford M-8 Greyhound, o principal blindado utilizado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Itália.

Por meio do Lend-Lease, programa de venda, empréstimo e arrendamento de material bélico e outros suprimentos, os Estados Unidos apoiaram as nações aliadas – da qual o Brasil fazia parte – durante a guerra. Nesse contexto, o então 1° Esquadrão de Reconhecimento da FEB foi equipado com viaturas, dentre elas 15 unidades do blindado M-8 Greyhound.

Com 7,8 toneladas e cinco metros de comprimento, o M-8 era equipado com um canhão de 37 mm e duas metralhadoras de calibre .30. A blindagem variava de 0,8 a 1,5 centímetros de espessura.

O veículo transportava até quatro militares, tinha autonomia de 565 quilômetros e podia alcançar a velocidade de 90 km/h. A viatura foi empregada em missões de reconhecimento na Itália.

Numa das mais fantásticas operações do Esquadrão com o blindado M-8, na Ofensiva da Primavera, os cavalarianos perseguiram o inimigo logo após a vitória em Montese (entre os dias 14 e 17 de abril de 1945), forçando a rendição de 14.779 alemães e italianos ao 6° Regimento de Infantaria em Fornovo di Taro, no dia 28 do mesmo mês.

A outra viatura blindada do Esquadrão na guerra era a meia-lagarta M-2 Half Track, utilizada para o transporte de pessoal.

Atualidade

Descansam, atualmente, próximo ao pátio de formatura do 1° Esqd C L, uma unidade do M-8 e outra Half Track, recentemente recuperados pelo Arsenal de Guerra de São Paulo.

Os veículos carregam, por baixo de sua blindagem, muita história. Nas datas comemorativas do Esquadrão, as duas viaturas desfilam com a tropa, trazendo uma fascinante ligação entre o passado e o presente. O 1° Esqd C L é uma Subunidade orgânica da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), Grande Unidade subordinada à 2ª Divisão de Exército.


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter