COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

09 de Agosto, 2011 - 10:21 ( Brasília )

EUA querem recuperar militares mortos na Coreia do Norte


Os Estados Unidos solicitaram negociações com a Coreia do Norte sobre como buscar os restos de soldados norte-americanos mortos durante a Guerra da Coreia (1950-53), disse a agência sul-coreana de notícias Yonhap na terça-feira, em meio a sinais de redução das tensões na península.

A tarefa conjunta de recuperação dos corpos foi abandonada em 2005, quando Washington alegou haver um ambiente de incerteza devido ao programa nuclear norte-coreano.

A nova solicitação ocorre pouco mais de uma semana depois de o representante norte-americano Stephen Bosworth se reunir em Nova York com o veterano negociador nuclear da Coreia do Norte, Kim Kye-gwan. Foi o primeiro contato desse tipo desde 2009.

"Os EUA recentemente enviaram uma carta solicitando uma reunião sobre a retomada da recuperação dos restos (humanos) na Coreia do Norte", disse à Yonhap a major Carie Parker, porta-voz do Departamento de Presos de Guerra/Pessoal Desaparecido do Departamento de Defesa dos EUA.

Ela acrescentou que a carta ainda não foi respondida.

Outra fonte do mesmo órgão disse que os EUA convidaram autoridades norte-coreanas a participarem de um diálogo já no mês que vem, disse a Yonhap.

A Coreia do Norte inicialmente indicou que estava aberta à retomada das discussões, o que levou os EUA a proporem formalmente a reunião, segundo essa fonte.

Quase 8.000 militares dos EUA constam como desaparecidos na Guerra da Coreia, e os restos mortais de mais de metade deles devem estar enterrados no país comunista.

(Reportagem de Jeremy Laurence)



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 22 JUN, 13:20

MAIS LIDAS

Ecos - Guerras, Conflitos, Ações