Centenário de nascimento do Sargento Max Wolff Filho

Três Corações (MG) – No período de 27 a 29 de julho, a Escola de Sargentos das Armas (EsSA) comemorou o Centenário de Nascimento do Sargento Max Wolff Filho, organizando atividades que relembraram os feitos heroicos desse grande líder militar, que participou da 2ª Guerra Mundial, como integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

No dia 29 de julho, a EsSA realizou formatura comemorativa ao Centenário, oportunidade em que os familiares do Sargento Max Wolff Filho fizeram a aposição de uma corbelha de flores no Monumento erguido em homenagem ao insígne integrante da FEB. Cabe destacar também que, durante a cerimônia militar, foi realizada a condecoração de subtenentes e sargentos com a Medalha Sargento Max Wolff Filho.

A Medalha foi criada para premiar os subtenentes e sargentos do Exército Brasileiro, do serviço ativo ou na inatividade, que tenham se destacado pela dedicação à profissão e pelo interesse no seu aprimoramento, agraciando aqueles que demonstrem características e/ou atitudes evidenciadas pelo Sargento Max Wolff Filho.
 

Memória

A Escola de Sargentos das Armas busca, de diversas maneiras, manter viva a memória deste grande herói da Segunda Guerra Mundial.

– A mais significativa homenagem a este bravo Sargento foi a adoção, pela Escola de Sargentos das Armas, da denominação histórica "Escola Sargento Max Wolf Filho". Tal denominação é associada em todos os documentos e solenidades da Escola (saiba mais).

– O pátio de formaturas da Escola de Sargentos das Armas, local de constantes solenidades, também recebeu o nome de Pátio de Formaturas Sargento Max Wolf Filho. Nesse mesmo local estão dois monumentos alusivos aos Sargento, uma estátua, em posição de destaque, e a "Patrulha do Sargento Max Wolf Filho", composta de 9 estátuas, esculpidas pelo artista tricordiano Afonso Barra (saiba mais).

– No Pavilhão de Comando da Escola, em posição privilegiada para os que o adentram, está disposto um grande quadro (imagem utilizada nesta página), pintado pelo Cel Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia, baseado no último registro fotográfico do militar.

– Os valores que foram evidenciados pelo Sargento Max Wolf são, através de palestras, exaltados aos alunos da Escola, futuros Sargentos do Exército Brasileiro, que os disseminarão a todos os rincões do País.

– No âmbito do Exército Brasileiro, foi criada a Medalha Sargento Max Wolff Filho destinada a premiar os subtenentes e sargentos do Exército Brasileiro, do serviço ativo ou na inatividade, que tenham se destacado pela dedicação à profissão e pelo interesse no seu aprimoramento, agraciando aqueles que demonstrem características e/ou atitudes evidenciadas pelo 2º Sgt Max Wolff Filho (saiba mais).

– Na semana da data de seu centenário de nascimento, a Escola presta uma justa e merecida homenagem aquele que foi um dos expoentes de bravura durante a Segunda Guerra Mundial, através de uma série de solenidades comemorativas (saiba mais).

Fonte: EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter