Na Ucrânia, Darth Vader substitui estátua de Lênin

Em tempo para o lançamento do mais recente filme Star Wars: O despertar da força, ucranianos transformaram uma estátua do ex-líder soviético Vladimir Lênin em uma do vilão Darth Vader, curiosamente uma figura proeminente na política da Ucrânia. A estátua foi formalmente apresentada nesta sexta-feira (23/10), em Odessa.

O fundador da União Soviética, fortemente desprezado na maioria das partes não separatistas da Ucrânia, foi vítima de uma lei aprovada em abril, que ordenou a remoção de todos os símbolos e insígnias que lembravam o passado comunista do país.

E, apesar de personificar o mal nos filmes de George Lucas, Darth Vader é uma figura um tanto mais popular no país, onde a cultura ocidental está sendo abraçada pela população e, consequentemente, se distanciando do passado comunista – uma transição que enfurece a Rússia.

Na corrida presidencial no ano passado, um homem mascarado tentou concorrer ao cargo, mas teve seu registro negado porque se recusou a revelar seu nome a apresentar documentos de identidade. No mesmo ano, Darth Vaders concorreram como candidatos a prefeito de Kiev e Odessa, cidade portuária no Mar Negro.

Outros personagens da saga Star Wars, como o gigante peludo Chewbacca, o mestre Jedi Yoda e a princesa Amidala também tentaram a sorte na eleição parlamentar de novembro, em trajes oficiais, mas todos sem sucesso.

A maioria desses candidatos representa o minúsculo Partido Pirata da Ucrânia – um dos mais de 40 grupos que surgiram mundo afora em defesa da liberdade da internet e do limite nas leis de direitos autorais. Neste domingo, outro Darth Vader concorrerá ao cargo de prefeito de Odessa.

"Após a lei de 'descomunização' ter sido aprovada no início deste ano, tivemos que decidir o que fazer com o monumento [de Lênin]", disse o escultor da nova estátua, Oleksandr Milov. "Honestamente, não gosto da ideia de destruí-la, por isso decidimos por uma solução mais flexível."

Novos elementos foram adicionados à estátua original de gesso, sem causar danos. "A ideia era óbvia, já que o movimento Darth Vader tem estado no centro das atenções ucranianas nos últimos anos", disse Milov, acrescentando que há planos para construir um roteador Wi-Fi na cabeça da estátua.

Em uma cena notória, uma estátua de granito de Lênin foi derrubada por manifestantes no centro de Kiev durante a revolução de três meses, que expulsou o governo pró-Moscou em fevereiro de 2014.

Nomeada como capital pelos rebeldes separatistas, Donetsk está atualmente repleta de cartazes de Josef Stalin, antigo ditador soviético.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter