AFA – II Oiímpíada da História Militar

Prof Hermelindo Lopes Filho

 
Encerrou-se na noite do dia 16 de julho de 2015 a II Olimpíada de História  Militar e Aeronáutica da Academia da Força Aérea. A vibrante competição de conhecimentos reuniu 64 cadetes, agrupados em 16 equipes, batizadas com nomes de personagens históricos.

As provas  envolveram exames escritos, baterias de quiz, apresentações temáticas e uma pesquisa relâmpago na Biblioteca. Foram apresentadas mais de 140 questões que abrangeram assuntos de História Militar da Antiguidade até a Idade Contemporânea, e ainda tópicos de cultura aeronáutica.

Nesta edição, a competição foi acirrada e acabou sendo decidida em seus  últimos momentos. Sagrou-se vencedora a Equipe Coronel John Boyd, composta pelos cadetes Bunchaft e Ícaro do 3º Esquadrão, do cadete Ramirez do 2º Esquadrão e do cadete Romani do 1º Esquadrão.

Em  segundo lugar ficou a Equipe Lima Mendes, campeã do ano passado, sendo integrada pelos cadetes Júnior e Fajozes do 3º Esquadrão, pelo cadete Carvalhaes do 2º Esquadrão, e pelo cadete Otávio do 1º Esquadrão.

O terceiro lugar coube à Equipe General Douglas MacArthur,  composta pelos cadetes Travessas, Nicolas, Leandro e Caio Braga, respectivamente do 4º, 3º,
2º e 1º Esquadrões.

As premiações se deram em forma de medalhas e livros doados pelas editoras  apoiadoras do evento. Diante de mais um evento bem sucedido, a AFA incluiu a competição em seu calendário escolar como forma de estimular o estudo da História e potencializar a autonomia didática na formação de seus futuros oficiais.

Matéria sobre a Olimpíada de 2014

História Rediviva – 1ª Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da AFA Link

II Olimpíada de História Militar e Aeronáutica da AFA Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter