COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Geopolítica

03 de Agosto, 2014 - 20:00 ( Brasília )

1 GM - Presidentes da Alemanha e França se reunem nos 100 anos da Declaração de Guerra da Alemanha


Há 100 anos, em 03 de Agosto de 1914, a Alemanha declarava Guerra à França.
 
Neste domingo os dois presidentes,  da França Francois Hollande e o da Alemanha Joachim Gauck, relembraram o evento na Vila Armand (Vieil Armand).
 
Em um discurso inflamado,, Hollande rendeu homenagens àqueles que perderam a sua vida após a declaração de Guerra da Alemanha à França, em 03 AGO 1914. Mas ele relembrou, que antigo inimigos França e Alemanha colocaram suas diferenças de lado e pavimentaram o caminho para a paz — e outros fizeram o mesmo.
 
"A história da França e da Alemanha mostra que a paz pode sempre triunfar sobre o fatalismo daqueles que eram herdeiros da inimizade histórica," afirmou Hollande.
 
O Presidente Joachim Gauck, da Alemanha, compareceu ao evento junto ao Presidente Hollande, sendo a primeira vez que um Chefe de Estado da Alemanha compareceu ao evento.
 
Os soldados contestaram a escolha de Vieil Armand —conhecida na Alemanha como Hartmannswillerkopf — porque o local do encontro oferece uma bela vista doVale do Reno.  Os exércitos lutaram bravamente  pela captura ca Vila , onde cerca de 30.000 morreram nos combates.
 
O cemitério contém os restos de 12.000 Soldados Desconhecidos.
 
Hollande também colocou a pedra fundamental de um monumento que será inaugurado em 2017.