COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

24 de Fevereiro, 2014 - 14:41 ( Brasília )

CNOR - Comunicado 9º Aniversário da tomada de Monte Castelo



COMUNICADO DO CNOR 
 

A Diretoria do CNOR tem a grata satisfação de informar que: 

1 - No dia 21 de fevereiro, no contexto das comemorações do 69º Aniversário da tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira, foi inaugurado em emocionante cerimônia no cume do Monte Alegre, no Campo de Instrução de Gericinó, o Mirante Major Apollo Miguel Rezk.

2 - Estiveram presentes ao ato a Sra. Nádia Rezk da Cunha, filha do Major Apollo, e o Gen Div José Alberto da Costa Abreu, Comandante da 1ª Divisão de Exército - Divisão Mascarenhas de Moraes - que inauguraram o mirante descerrando a placa alusiva a mais esta homenagem do Exército Brasileiro a um dos maiores heróis da FEB.

3 - Participaram também da cerimônia os seguintes oficiais-generais: Gen Div Márcio Rosendo, presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira; Gen Bda Antônio Carlos Machado Faillace, Cmt da Artilharia Divisionária da 1ª DE; Gen Bda Eduardo Antonio Fernandes, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o Gen Bda Henrique Martins Nolasco Sobrinho, Comandante da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada. Presentes, ainda, inúmeros comandantes de OM e outros convidados.

4 - Na ocasião, foi feito o lançamento do livro “Maj Apollo: O Herói Esquecido”, de autoria do 2º Ten R/2 Art Luiz Eugênio Mergulhão, Diretor de Estratégia e Planejamento do CNOR.

5 - Devido às reduzidas dimensões do local do mirante, por determinação do comando da 1ª DE, o número de oficiais R/2 presentes ao ato foi limitado a vinte, entre os quais o Presidente do Sistema CNOR e os representantes das Associações de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Petrópolis e Cuiabá. O deslocamento para o cume do Monte Alegre foi feito em viaturas operacionais.

6 - Logo após a inauguração do Mirante Major Apollo Miguel Rezk, seguiram-se as demais comemorações do 69º aniversário da conquista de Monte Castelo, com uma vibrante formatura no Campo de Parada e Estádio General Sampaio e a inauguração do Palácio Marechal Mascarenhas de Moraes, no Quartel-General da 1ª DE. Nessas cerimônias estiveram presentes numerosos oficiais R/2, além daqueles vinte companheiros que participaram do ato no mirante.

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2014 
Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
Presidente do CNOR
 

“Patriotismo, União, Lealdade, Trabalho -
Assim Atua a Reserva Atenta e Forte”