COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Terrestre

05 de Fevereiro, 2014 - 09:40 ( Brasília )

30º BI Mec constrói Monumento do Expedicionário e do Combatente de Força de Paz


Apucarana (PR) – Como parte das comemorações pelo 70º aniversário da cidade de Apucarana, foi inaugurado, em 28 de janeiro, ao lado da Câmara Municipal, no espaço denominado Centro Cívico, o Monumento do Expedicionário e do Combatente de Força de Paz.

O Monumento, que enaltece a paz mundial, conquistada pelos "Febianos" e mantida pelos "Boinas Azuis", foi idealizado e construído por militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado e patrocinado por Oezir Marcello Kantor, colaborador emérito do Exército, possuidor da Medalha do Pacificador e da Ordem do Mérito Militar no grau Cavaleiro.

O evento revestiu-se de importância por celebrar, em uma mesma data, os 70 anos de emancipação do município, os 70 anos de ingresso da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no teatro de operações na 2ª Guerra Mundial e os 10 anos da participação brasileira como Força de Paz no Haiti.

Prestigiaram a cerimônia o Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Altair José Polsin, o Prefeito de Apucarana, Carlos Alberto Gebrim Preto, os Ex-combatentes da FEB, João Gonçalves da Silva e João Estevam Bergamo, autoridades civis e militares e o público em geral.