COBERTURA ESPECIAL - Ecos - Guerras, Conflitos, Ações - Defesa

30 de Setembro, 2013 - 10:04 ( Brasília )

SENAB - IIº Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na 2ª Guerrra Mundial

70 anos da criação da FEB - Vigilância e Defesa da Costa Brasileira

A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial junto às nações aliadas, por intermédio do emprego da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, tem sido bastante explorada no âmbito das academias civis e militares, com uma farta produção historiográfica em forma de livros, revistas, filmes, conferências e outros.

Sabe-se que essa participação, embora altamente relevante, constituiu-se, apenas, de uma parcela do Acordo Militar firmado em 22 de maio de 1942, entre o Brasil e os Estados Unidos, que estabelecia para o Brasil:

Defender o seu território compreendido na zona de guerra criada, particularmente, o saliente nordestino (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), aí incluído o arquipélago de Fernando de Noronha, além de integrar o V Exército americano com uma Força Expedicionária, valor Corpo de Exército, no Teatro de Operações do Mediterrâneo”.

A proposta do II SENAB-2ª GM consiste, basicamente, em rememorar os “70 anos de criação da FEB” e contribuir para divulgar a participação das Forças Armadas Brasileiras, no período de 1942 a 1945, na vigilância e defesa da costa brasileira. Para isso a programação estabelecida para o seu desenvolvimento enfocará:

  • as tratativas do governo brasileiro e norte-americano para o estabelecimento do acordo militar de 1942;
  • a proteção ao tráfego marítimo, a cargo da Marinha do Brasil;
  • as operações aéreas de patrulhamento do litoral, a cargo da Força Aérea Brasileira; e
  • a participação da Força Terrestre no serviço de vigilância e defesa da costa nordestina.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A INSCRIÇÃO

- As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no período de 26 de agosto a 11 de outubro de 2013.
- A inscrição será feita por meio do site: www.dphcex.ensino.eb.br, para a participação nas diversas atividades do evento. Para o envio das comunicações deverá ser utilizado o email: cephimex.divulga@gmail.com
- O interessado deve identificar-se em uma das modalidades de participação abaixo:

A. Apresentação de comunicação e visita de reconhecimento aos locais remanescentes das atividades de vigilância e defesa do litoral;
B. Participação como ouvinte e visita de reconhecimento aos locais remanescentes das atividades de vigilância e defesa do litoral;
C. Participação como ouvinte e/ou apresentação de comunicação.
- O número máximo de participantes é de 150 (cento e cinquenta), limitado a 70 (setenta) para os interessados nas visitas de reconhecimento aos locais remanescentes das atividades de vigilância e defesa do litoral, e a 06 (seis) para a apresentação de comunicações.
- Cada inscrito na modalidade “A” ou “C” poderá apresentar apenas 01 (um) trabalho. O assunto escolhido para a apresentação deve atender a, pelo menos, uma das seguintes linhas de pesquisa:

  • Praianos e pescadores na vigilância do Litoral;
  • Campo de instrução do Engenho de Aldeia;
  • Atividades nazistas no Estado de Pernambuco;
  • Importância de Natal/RN, na participação brasileira na 2ª GM.

- A aceitação ou eliminação do trabalho será realizada pela organização do evento. Caso o trabalho não seja aceito, o inscrito será automaticamente considerado como ouvinte, realizando ou não as visitas de reconhecimento aos locais remanescentes das atividades de vigilância e defesa do litoral, conforme a quantidade de vagas existentes para as visitas.

Segmento: Militar da Ativa ou da Reserva, Doutor, Mestre, Professor e Estudante