COBERTURA ESPECIAL - EC725 / H225M - Aviação

26 de Setembro, 2012 - 09:32 ( Brasília )

Helibras inaugura fábrica para construir helicópteros militares no Brasil

O Evento será na próxima terça-feira (2) em Itajubá (MG), com a presença de autoridades.

A Helibras vai inaugurar, no próximo dia 02 de outubro, terça-feira, seu mais novo hangar, construído na planta de Itajubá – sul de Minas Gerais - para abrigar a linha de montagem dos novos helicópteros militares EC725, adquiridos pelas Forças Armadas e que terão 50% de conteúdo brasileiro, e também do consagrado AS350 Esquilo, até então o único helicóptero produzido no país e o mais vendido em todo o mundo.
 
Estão confirmadas as presenças do Governador de Minas Gerais Antônio Anastasia, do Ministro da Defesa Celso Amorim, do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, dentre outras autoridades e parlamentares, empresários do setor de defesa e dos parceiros da Helibras no programa de transferência de tecnologia para a fabricação no Brasil das novas aeronaves.
 
O CEO do Grupo Eurocopter Lutz Bertling, que forma, com a Helibras, o consórcio responsável por esse novo projeto, estará presente à inauguração, na companhia do Presidente da Helibras Eduardo Marsone diretores.
 
O Programa de Expansão da Helibras para a construção de 50 helicópteros EC725 para as Forças Armadas brasileiras foi iniciado com a assinatura do contrato com o Ministério da Defesa, no final de 2008. O contrato é da ordem de € 1,9 bilhão, com investimento de R$ 420 milhões realizados na construção do novo hangar e de todas as instalações auxiliares, como um banco de testes, além de treinamento, implantação do Simulador de voo, produção de ferramental e contratação das empresas que fornecerão partes, peças e serviços para a nova aeronave, a qual terá 50% de conteúdo nacional, de acordo com o contrato assinado entre o Governo e o consórcio Helibras/ Eurocopter.
 
Além do crescimento físico, a Helibras vai triplicar o número de empregados por conta deste programa, que capacitará também a empresa para produzir a versão civil deste mesmo novo helicóptero, chamada EC225 e utilizada em operações offshore (transporte entre o continente e as plataformas de petróleo). De 300 trabalhadores quando da assinatura do contrato, em 2008, a empresa deverá chegar a 1.000 pessoas em 2017, sendo que atualmente já conta com mais de 700 profissionais – a maioria de perfil técnico.
 
Outro resultado importante que este projeto trará é a qualificação da Helibras para que, dentro de 10 anos, esteja capacitadapara conceber, projetar e construir um helicóptero totalmente no país, já que todo o know-how que está sendo adquirido transformará a unidade brasileira em um dos pilares globais de produção e comercialização do Grupo Eurocopter.

 


Outras coberturas especiais


Brasil - EUA

Brasil - EUA

Última atualização 25 SET, 01:20

MAIS LIDAS

EC725 / H225M