TURBOMECA – Inaugura Expansão das Instalações em Xerém

Nelson Düring
Editor-chefe do DefesaNet

A empresa Turbomeca do Brasil, uma empresa do Grupo SAFRAN, investiu 10 Milhões de euros na  expansão  das instalações na sua Unidade de Xerém, no Municícipio de Duque de Caxias, no Estado de Rio de Janeiro.

Estes investimentos na região do Rio de Janeiro estão de acordo com o compromisso da Turbomeca, de adquirir 50 helicópteros EC725, evidenciado no contrato assinado em 2009 pelo Ministério da Defesa do Brasil.

Olivier Andriès Presidente Mundial da Turbomeca, François Haas, presidente da Turbomeca Brasil e o  Brig Aprígio Azevedo, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, cortaram a fita da inauguração das novas instalações, em Xerém. 

Uma das maiores fabricantes mundiais de turbinas para helicópteros, começa a montar e testar, no Brasil, o motor mais moderno produzido pela empresa, chamado de Makila 2, que equipa o helicóptero EC-725. Também montará a Unidade Auxiliar de Força (APU) SAPHIR 20, sob licença da também rancesa Microturbo.

Cerca da metade do investimento foi realizado na implantação de um banco de provas apto a testar as turbinas Makila 2 e Saphir 20..

Instalada há 35 anos no país, a Turbomeca faz em Xerém, desde o começo dos anos 2000, reparos e revisões de outros tipos de turbinas de helicóptero, modelos Arriel 1 e 2 e Makila 1. Estas turbinas equipam versões dos helicópteros Esquilo, Pantera e Cougar e Super Cougar  usados pelas Forças Afrmadas e o mercado civil. A empresa terá duas linhas de produção em Xerém: a linha de montagem de motores novos Makila 2, a única fora da França, e a linha de reparo e revisão dos motores Arriel e Makila, em suas diferentes versões.

As novas instalações atenderão helicópteros da Eurocopter nas versões militar (EC725) e civil (EC225) equipados com a Makila 2 em operação na América Latina. Do modelo EC225, existem doze aeronaves voando na Bacia de Campos (RJ) para atender a indústria de petróleo e gás. As Forças Armadas do Brasil encomendaram 50 helicópteros modelo EC725 que estão  sendo entregues desde o ano passado (2010).

Há perspectiva de venda de helicópteros desses dois modelos no México, o que abre possibilidades de negócios para a empresa no Brasil. O plano da Turbomeca a partir da ampliação prevê entregar 152 motores por ano, dos quais 22 são novos e 130 correspondem a turbinas Makila e Arriel em operação que vão passar por revisões. A capacidade permite chegar a 400 ou 450 motores por ano."

Dos € 10 milhões investidos – o maior investimento do grupo desde o fim de 2011 -, € 5 milhões destinaram-se ao banco de provas e outra metade para a compra de ferramentas e equipamentos. As instalações industriais de Xerém foram ampliadas em 25%, de 4 mil para 5 mil m2. O banco de provas permite reproduzir as condições de operação da turbina durante o voo em testes que duram horas. O monitoramento dos testes é feito no Brasil, mas também na França.

O mercado de helicópteros no Brasil, que é o quinto no mundo e pode terminar o ano na quarta colocação, superando o Reino Unido", informou, em nota, François Haaso, presidente para o Brasil e América Latina. Paulo Sardinha, diretor de recursos humanos da Safran Turbomeca do Brasil, disse que a expansão levou à contratação de 20 funcionários com alta qualificação. Hoje a empresa tem 240 empregados no país.

Graças a este investimento, a Turbomeca do Brasil irá entregar à Helibrás (filial da Eurocopter) o motor Makila 2A e as APU´S Saphir 20 que serão instalados nos novos helicópteros EC725 das Forças Armadas Brasileiras construídos na nova fábrica da  Helibrás, em Itajuba, a ser inaugurada no próximo dia 02 de Outubro.
 
A Turbomeca do Brasil assinou em 2011 um contrato de manutenção em condições operacionais, chamado GSP (Contrato de Suporte Global) com o Ministério da Defesa Brasileiro, que abrange o apoio das turbinas Makila 2A usadas pelo EC-725 operados pelas três Forças e pelo grupo de transporte da Presidência (para mais detalhes veja matérias relacionadas).

Em seus discursos François Haas, presidente da Turbomeca Brasil  e Olivier Andriès Presidente Mundial da Turbomeca, detalharam as realizações do Grupo no Brasil e as perspectivas. Íntegras dos discursos estão publicadas por DefesaNet.
 

DefesaNet

TURBOMECA – Inaugura Expansão das Instalações em Xerém Link
TURBOMECA – Discurso de Olivier Andriès Presidente Mundial, em Xerém Link
TURBOMECA – Discurso de François Haas Link
Turbomeca inicia montagem de motores no Brasil Link
EC-725 – Contrato de Manutenção das Turbinas Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter