COBERTURA ESPECIAL - EC725 / H225M

12 de Março, 2012 - 09:00 ( Brasília )

Helibras forma a primeira turma de mecânicos para o EC 725 no Brasil

Grupo é o primeiro de um total de 90 que receberão treinamento, além dos pilotos e aviônicos

O Centro de Treinamento da Helibras ministrou, no Brasil, o primeiro curso teórico e prático de mecânico para o helicóptero EC725.  Os oito alunos formados são militares das três Forças Armadas que, com esta qualificação, estão aptos a oferecer apoio técnico de mecânica em cada uma das unidades militares que vão operar estes helicópteros, os quais passarão a ser produzidos no Brasil a partir deste ano.
 
Foi o primeiro curso específico para o modelo EC725 realizado no país por equipe mista de instrutores - um brasileiro e um francês; ambos com mais de 20 anos de experiência na aviação de asas rotativas.
 
Esta é apenas uma etapa do processo de transferência de conhecimento e tecnologia da matriz Eurocopter para a filial brasileira, ou seja, a qualificação dos instrutores brasileiros, que foi iniciada na França em 2011 e será concluída até o final de 2012.
 
“Faz parte do contrato firmado com as Forças Armadas, mas, também é do interesse da Helibras estar qualificada para atender não só o programa EC725 como também ministrar treinamento para a versão civil, EC225, que já está em operação no mercado offshore e também será produzida na Helibras”, explica Cintia Trentini, gerente do Centro de Treinamento da Helibras, onde já foram  qualificados mais de 10.000 alunos ao longo de sua existência.
 
As aulas da primeira turma no país aconteceram de 09 de janeiro a 10 de fevereiro. No decorrer de 2012 serão qualificados ainda 40 mecânicos distribuídos em 5 turmas já programadas. Além desses, serão treinados 18 aviônicos e quase 30 pilotos de um total de 90 mecânicos, 45 aviônicos e 90 pilotos das três Forças a serem formados ao longo de todo o contrato.
 
Até o final deste ano o Centro de Treinamento da Helibras estará capacitado para oferecer estes treinamentos tanto para aeronaves civis quanto militares, de forma autônoma com instrutores brasileiros e com os mesmos recursos multimídia utilizados nos cursos realizados na Europa.
 
 
Sobre a Helibras
 
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 600 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações:  www.helibras.com.br
 
Sobre a Eurocopter e a EADS

Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 20.000 pessoas. Em 2011, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e governamental com um volume de negócios de 5,4 bilhões de euros, encomendas de 457 novos helicópteros e uma quota de mercado de 43% nos setores civil e parapúblico. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e governamental. A forte presença da internacional da Eurocopter é garantida por suas sudsidiárias e participações em 21 países nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede mundial de centros de serviços, distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.300 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 149 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo e está totalmente comprometida com a segurança, sendo este o aspecto mais importante de seus negócios.

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2010, faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 121 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a Astrium e a Cassidian. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil, da Spot Image Brasil, do escritório de representação da Airbus Military e da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista.



Outras coberturas especiais


OTAN

OTAN

Última atualização 25 SET, 11:45

MAIS LIDAS

EC725 / H225M