COBERTURA ESPECIAL - EC725 / H225M - SOF

14 de Maio, 2017 - 20:25 ( Brasília )

Caracal – SOF francesa treina REVO uma prévia do H-36 da FAB

As forças especiais francesas treinaram na Inglaterra, Exercício “Dark Dune”, uma prévia das futuras operações do Helicóptero de Operações Especiais H-36 Caracal da FAB



As forças especiais francesas e helicópteros do Armée de l´Air participaram do exercício “Dark Dune”, em 24 a 28 abril 2017, na base americana de Mildenhall, na Inglaterra.

Nesta ocasião o Esquadrão de Helicópteros (Escadron d'Hélicoptères) EH 1/67 Pyrénées, da Base Aérea 120, Commandant Marzac, de Cazaux, treinou para qualificação de operações de reabastecimento em Voo (REVO), diurno e noturno, com aeronaves da USAF, MC130J Hercules, do 67th Special Operations Squadron.

Paralelamente o exercício permitiu ao Grupo de Ação (GRA) 12 Charlie (12C), ao 10º Comando de Paraquedista do Ar (Commando Parachutiste de l’Air -CPA), de realizarem vários saltos de qualificação a média e grande altitude.

Esperando a autorização para o reabastecimento a ser dada pela tripulação americana do MC130J, os pilotos do Esquadrão Pyrénées realizam os procedimentos: Ajuste dos dispositivos de segurança, análise das condições do vento, definir o ponto de contato e a liberação. Uma vez autorizada pela tripulação do MC-130J, o Caracal rompe o contato com a aeronave reabastecedora com os tanques plenos de combustível para cumprir a missão.


Dois Caracal do Armée de l´Air preparando-se para o REVO. 


Assim como os pilotos, os operadores do reabastecimento, comandantes e mecânicos do EH 1/67 compartilharam troca de experiências com as tripulações americanas da base americana, em Mildenhall, incluindo embarcando em vôos recíprocos no MC-130J e Caracal.

O exercício de uma semana permitiu que os pilotos do EH 1/067 Pireneus" para validar a sua qualificação vôo oferta e membros de 12 Charlie validar a sua qualificação SOGH, especialmente à noite. O exercício será repetido de 15 a 19 de Maio sobre a Base Aérea Cazaux.

O helicóptero Caracal tem a capacidade de realizar operações REVO, tanto de dia como de noite, para permitir a autonomia e infiltração atrás das linhas do inimigo. Em outras missões o reabastecimento permite que a aeronave fica na área de operação por um tempo maior: assim permite que o Caracal realize sua missão em curto espaço de tempo assim que for acionado.

H-36 CARACAL da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o processo de recebimento da primeira unidade do helicóptero H-36 Caracal na versão operacional.

O helicóptero na versão da FAB também será usado em missões de Forças Especiais e C-SAR (Combat Serch and Rescue).

No segundo semestre deverá ser realizados os testes de REVO com aeronave Hercules KC-130H da FAB.

A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolveu a Marinha, Exército e Aeronáutica na compra de 50 helicópteros da empresa Helibras, cuja fábrica fica em Itajubá (MG).





VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 19 JUL, 22:20

MAIS LIDAS

EC725 / H225M