EC725 realiza ensaios para futura Aeronave Operacional da Marinha do Brasil

A aeronave experimental da Airbus Helicopters (AH), matrícula SOC-09, realizou, com sucesso, em Marignane, França, a avaliação do desempenho e da qualidade de voo da futura Aeronave Operacional da Marinha (UH-15A), sob o aspecto de comportamentos dinâmicos e de envelopes de operação.

Simultaneamente configurada com domo do radar de busca de superfície APS-143V e armada com lançadores e “mock ups” de mísseis EXOCET AM-39, esta plataforma de ensaios em voo, dedicada ao desenvolvimento de todo o Projeto H-XBR, forneceu as respostas esperadas no que se refere às alterações na aerodinâmica e de centro de gravidade da aeronave em desenvolvimento.

Os importantes resultados alcançados durante os voos em diferentes perfis e manobras foram satisfatórios e corroboraram os prognósticos dos ensaios de vibração em solo e das extensas simulações computacionais associadas realizadas pela engenharia da AH, em parceria com a Empresa MBDA Missile Systems, fabricante do armamento.

Em face dos expressivos resultados obtidos, o Consórcio Airbus Helicopters -H elibras prosseguirá na decisiva campanha de certificação desta configuração, a ser realizada no Brasil, em 2015, pela empresa HELIBRAS, utilizando como plataforma protótipo, a Aeronave BRA#05, que dará origem à primeira aeronave UH-15A a ser entregue à Marinha do Brasil.

Trata-se de um grande avanço tecnológico e operacional que alçará a Aviação Naval ao estado da arte, em conformidade com os anseios da Administração Naval que planejou dotar a Marinha do Brasil de uma plataforma aérea deste tipo, fundamental ao apoio à Esquadra Brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter