COBERTURA ESPECIAL - EC725 / H225M - Aviação

27 de Fevereiro, 2014 - 11:53 ( Brasília )

BAVEX recebe o 3º Helicóptero EC-725

Helibras entrega mais um EC725 para o Exército é o terceiro. Os dois primeiros já completaram mais de 900 horas de voo.

A Helibras entregou, neste mês de fevereiro, o terceiro helicóptero EC725 para o Exército Brasileiro, seguindo o cronograma do programa H-XBR, que prevê o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas, no âmbito do contrato firmado em 2008 com o Ministério da Defesa. A fabricante de helicópteros realiza, assim, mais uma entrega ocorrida no prazo determinado. 

Essa unidade entregue inaugurou a terceira etapa do processo de transferência de tecnologia para o Brasil, recebendo na fábrica da empresa em Itajubá (MG) o desenvolvimento e a instalação do pacote de missão e flight line, além de ter realizado os testes de voo e pintura com a equipe da Helibras.

 O helicóptero é configurado numa versão intermediária (Básica EB) entre aqueles já entregues ao Exército (CBV) e a versão final operacional, cuja qualificação está prevista para o segundo semestre de 2014. A versão básica traz uma configuração com alguns opcionais de missão mais simples em termos de desenvolvimento e integração. Já a versão CBV pode ser considerada uma versão standard, ainda sem equipamentos de missão solicitados pelo Exército. Por sua vez, a versão operacional é específica para as missões de determinada Força.  

“São projetos desenvolvidos pela Helibras em conjunto com o cliente, para atendimento às necessidades de cada uma das Forças. Trata-se de sistemas novos, cujo projeto e processo de integração estão sendo feitos no Brasil”, explica Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da Helibras e responsável pelos projetos desenvolvidos para o EC725.  

Ainda assim, o helicóptero já chega ao Exército com algumas diferenças em relação às aeronaves entregues anteriormente. Está equipado com a configuração de 17 assentos-conforto, possui blindagem nas portas e nos assentos do piloto e do copiloto, além de alguns equipamentos de missão. Esse helicóptero irá reforçar as operações do Exército na Copa do Mundo, que se inicia em junho.  

Até o momento, o Exército já recebeu dois helicópteros EC725, que juntos, já completaram mais de 900 horas de voo. Essa unidade é a terceira da Aviação do Exército. Ao longo de 2014, a previsão de entrega é de 13 aeronaves para as Forças Armadas.

Certificação

A versão básica EB foi desenvolvida pelo Centro de Engenharia da Helibras e certificada pela autoridade militar brasileira DCTA/IFI. Essa certificação foi mais uma conquista do setor, que vem se desenvolvendo amplamente desde a entrada em vigor do contrato H-XBR, a ponto de se tornar o quarto pilar estratégico de engenharia da Airbus Helicopters, por sua inovação e competência.



Outras coberturas especiais


Vant

Vant

Última atualização 22 SET, 16:00

MAIS LIDAS

EC725 / H225M